Dom Jaca agradece fiéis pelos 11 anos em que esteve a frente da Diocese de Caxito

Dom Jaca agradece fiéis pelos 11 anos em que esteve a frente da Diocese de Caxito

O Bispo e fundador da Diocese de Caxito, Dom António Jaca pediu aos fiéis a não se esquecerem dele nas suas orações para que continue a ser um bom pastor.

“Deus seja louvado por dar a graça de me despedir de cada um de vós como bispo diocesano com Jesus sacramentado”.

Dando inicio a um novo capitulo do seu episcopado, agora a diocese de Benguela, o prelado Lembrou que o bispo é ordenado para a igreja e para servir o povo de Deus aí onde o enviarem, mesmo com a tristeza em que se encontra a diocese os fiéis devem levantar as mãos para o céu em acção de graças a Deus.

Dom Peter Rajic, Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, presente na cerimonia, em nome do Papa Francisco, agradeceu todo o trabalho que Dom Jaca fez como bispo da Diocese de Caxito e confortou os fiéis dizendo que o agora bispo da Diocese de Benguela não sai completamente da Diocese de Caxito porque estará como administrador apostólico até a nomeação do novo prelado.

{flexiaudio}21876{/flexiaudio}

Dom António Jaca torna-se assim no 4º Bispo da Diocese de Benguela  fundada em 1974, por Dom Armando Amaral dos Santos, sucedido por Dom Óscar Braga em 1975, que se resignou dando lugar a Dom Eugénio Dal Corso, que agora deixa a vaga para o recém-nomeado.

Dom António Francisco Jaca nasceu em Malanje, no dia 3 de Novembro de 1963, é filho de Francisco Jaca e de Rosa António. Fez os primeiros votos Religiosos em 1987, ordenou-se Presbítero em 1991.

Desde 2002 desempenhava o cargo de Provincial dos Padres do Verbo Divino em Angola, tornando-se o primeiro bispo Verbita, natural de Angola.

Em 6 de Junho de 2007, foi nomeado Bispo da Diocese de Caxito, por Sua Santidade Papa Bento XVI, aquando da erecção daquela nova Diocese, sendo o seu primeiro Bispo. Com a sua nomeação, a Congregação do Verbo Divino passou a contar com 51 bispos distribuídos pelas diversas dioceses em todos os continentes.