Benguela recebe o seu 4º Bispo Dom António Jaca

Benguela recebe o seu 4º Bispo Dom António Jaca

Dom António Francisco Jaca, tomou posse neste dia 10 de Junho a Diocese na qual foi nomeado no dia 26 de Abril, Diocese de Benguela.

A cerimónia consta do ritual de tomada de posse, conforme consta no ritual dos bispos, onde o novo bispo recebe do bispo cessante queira as chaves da diocese, como outros símbolos do pastoreio da diocese.

A Sé catedral de Benguela, paróquia de Nossa Senhora de Fátima, acolheu este cerimónia em que foi orientada pelo Núncio apostólico em Angola Dom Peter Rajic.

Presentes mais de 15 bispos da CEAST, em Destaque o seu presidente Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias e o Vice-presidente Dom José Manuel Imbamba, sacerdotes do clero diocesano de Benguela e das diversas dioceses e Arquidioceses de Angola, religiosos, religiosas, fiéis católicos, entidades religiosas, políticas e governamentais.

 Ao entrar na Sé catedral Dom Jaca foi recebido por Dom Eugénio Dal Corso, que entregou o crucifixo, dirigindo-se depois até o lugar onde se encontra a imagem da padroeira da diocese Nossa Senhora de Fátima, ajoelhando-se e rezaram, de seguida saudaram as autoridades governamentais presentes, e dirigiram-se para o altar, onde foi apresentada as cartas apostólicas pelo chanceler da Diocese Padre Geraldo.

O Vigário Geral da Diocese Padre Eduardo Alexandre que apresentou a saudação de boas vindas da diocese.

Num resumo básico desta apresentação o vigário geral referiu que Dom Jaca, recebe uma diocese composta por 204 padre e 7 diácono, com uma extensão de 39 mil km e 823m. A diocese foi criada a 6 de Julho de 1970, por sua santidade Papa Paulo VI.

O carisma episcopal da diocese fica marcada pelos bispos antecessores, o 1º Bispo da Diocese Dom Armando Amaral dos Santos “ Que tenham a vida em abundância”.

Dom Óscar Lino Braga, 2º Bispo” Lute pela verdade e defendam a justiça” .

Dom Eugénio Dal Corso 3º Bispo “Procurai 1º o reino de Deus e tudo mais será acrescentado”.

Dom Jaca 4º Bispo com o Carisma” Sou forte confio naquele que me torna forte”.

{flexiaudio}21898{/flexiaudio}

Biografia Novo Bispo de Benguela

Dom António Francisco Jaka, de seu nome completo, nasceu no Quéssua, província de Malanje, a 3 de Novembro de 1963, Filho de Francisco Jaka e de Rosa António. Feitos os estudos primários e secundários, entrou no Seminário Propedêutico de Malanje. De 1981 a 1984, frequentou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano de Luanda. Em 1985, começou o Noviciado junto do Instituto dos Verbitas em Kinshasa (República Democrática do Congo) e, em 1987, emitiu os primeiros votos. Fez a profissão dos votos solenes em 1990, depois de ter concluído o Curso de Teologia no Seminário dos Missionários de Scheut (Teologado Eugénio de Mazenot) em Kinshasa. Foi ordenado diácono em 1991 e, no mesmo ano, a 29 de Setembro, recebeu a Ordenação sacerdotal em Malanje, pelas mãos de Dom Eugénio Salessu, então Bispo daquela Diocese. No dia 6 de Junho de 2007, é nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, Primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Caxito.