Apresentado projecto da construção do Santuário da Muxima

Apresentado projecto da construção do Santuário da Muxima

Para a apresentação do projecto e do plano de requalificação da vila sede da Quiçama, esteve uma delegação multissectorial, da igreja Católica Dom Joaquim Ferreira Lopes, bispo de Viana e o Reitor do Santuário da Muxima, Padre Albino Reyes, encabeçou o governo o ministro da construção Manuel Tavares, ministra da cultura, Carolina Cerqueira, o governador da província de Luanda Adriano Mendes de Carvalho, entre outras figuras, que foram chamadas para a concretização da Construção da basílica da Muxima, que foi apresentada pela 1ª vez em 2009, aquando da visita do Papa Bento XVI ao nosso país.

O Papa Francisco também já teve contacto com essa maqueta, quando o Presidente José Eduardo visitou o Vaticano em 2014.

Em Março de 2018, quando o presidente João Lourenço, conferiu posse ao Novo embaixador no Estado do Vaticano, Paulino Baptista, deu ênfase ao estado actual das relações de cooperação entre Angola e a Santa Sé e reafirmou o compromisso de concretizar a construção de uma basílica no actual Santuário da Muxima, tão logo as condições financeiras permitam.

A basílica irá acolher, cerca de 200 mil fiéis, num espaço de 90 hectares, que compreenderá, áreas religiosas turísticas, comerciais e de rede hoteleira, permitindo deste modo, o desenvolvimento local e dos povos.

Para que tudo se realize, é importante que as vias de comunicação inter-comunais estejam preparadas para fomentar o turismo religioso a semelhança de outras basílicas do mundo.

O projecto que é  de iniciativa presidencial, tem especial  atenção às ideias e preocupações da CEAST, no âmbito das boas relações existentes entre o governo de Angola e o estado do Vaticano.

O projecto de requalificação da Vila, Santuário da Muxima e a construção da sua basílica terá corpo ainda neste ano, segundo garantiu esta Quinta-feira, no município da Quiçama, em Luanda, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, no final da apresentação do projecto de requalificação da vila da Muxima e arredores, pelo Gabinete de Obras Especiais (GOE), ressaltando que o concurso público para contratação da empresa para materialização do projecto será anunciado dentro de duas semanas.

“Com este passo retorno desse projecto, vamos procurar preservar os edifícios com valores históricos, preservar a cultural, requalificação urbana e criar infra-estruturas de acessos”, disse.

A reunião, aconteceu  numa altura em que, faltam pouco menos de 3 meses para a maior  tradicional peregrinação anual ao santuário que acontece na vila da Muxima, Quiçama.

{flexiaudio}21913{/flexiaudio}