50 anos de missão no sacerdocio

50 anos de missão no sacerdocio

O Padre Bernard Duchêne, missionário francês, da congregação do Espirito Santo em Angola, está em missão da igreja angolana há 41 anos.

O Sacerdote jubilado celebrou no último fim de semana os seus 50 ano de vida Sacerdotal, a missa campal festiva aconteceu no pátio frontal da igreja da missão católica dos Dembos em Kibaxe, na diocese de Caxito.

A Santa Eucaristia foi presidida pelo Dom António Francisco Jaca, bispo de Benguela e Administrador Apostólico de Caxito, co- celebrada por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo Metropolita de Luanda e Dom Almeida Kanda, bispo de Ndalatando e  um número considerável de Padres, das várias dioceses e Arquidioceses de Angola.

A homilia coube ao Arcebispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, começou por saudar os Bispos presentes na celebração, o superior da congregação do Espirito Santo, Padre Gaudêncio e toda comunidade de fieis.

Dom Filomeno disse que foram até as terras dos Dembos para elevar um hino de acção de graça a Jesus Cristo, Sumo e eterno sacerdote, que chamou o nosso querido irmão Padre Duchen a participar do seu sacerdocio ministerial.

“ As leituras propostas para esta missa escolhidas pelo proprio Padre Duchen, ajudam-nos todos nós sacerdotes a fazer uma meditação em voz alta e silenciosa, daquilo que é a nossa vocação e nossa missão, mas sobretudo ajudam-nos a compreender o que é o sacerdocio e qual é a orientação existencial do Padre Duchen nestes 50 anos, como ele percebe, entende o que é ser padre, é a verdade que não se dilui, não se anula, é a verdade que subresai dos desafios encontrados, dos afectos partilhados, do carinho recebido, dos irmão e irmas, com os quais se cruzou na vida, da missão correspondida e da vida doada, em França, Camarões, em Malanje, no Huambo, em Roma e agora aqui nos Dembos”.

Por seu turno, o Padre Gaudêncio Sangandu, Superior dos missionários do Espírito Santo em Angola, agradeceu os feitos de missão do Padre Duchêne.

Por sua vez, o Sacerdote Jubilado, Padre Duchêne, do seu jeito peculiar, falou aos presentes nos seguintes termos.

{flexiaudio}22438{/flexiaudio}