Cardeal Filoni constata realidade da igreja em Angola

Cardeal Filoni constata realidade da igreja em Angola

Nesta Segunda-feira, partiu para Arquidiocese de Saurimo, o Perfeito da Congregação dos Pobres, Cardeal Fernando Filoni, onde esta a constatar a realidade daquele ponto da igreja em Angola.

No aeroporto Deolinda Rodrigues, de Saurimo, o Arcebispo da Arquidiocese de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, fez saber que o objectivo da visita do Cardeal enquadra-se no encerramento das comemorações dos 50 anos da criação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Para o Arcebispo o aspecto mais importante da visita a Arquidiocese de Saurimo e dar a conhecer a realidade da arquidiocese e apresentar aquilo que está a ser feito e em curso, as dificuldades e os desafios que existem, para o desenvolvimento da igreja na região e juntos encontrar respostas a tantas necessidades para o seu crescimento. A visita vai influenciar nas várias preocupações com que se debate a arquidiocese, no que concerne a exiguidade do pessoal missionário, infra-estrutura para os albergar, falta de comunicação das vias e quadros.

{flexiaudio}22556{/flexiaudio}

O Cardeal Fernando Filoni manteve um encontro de cortesia com o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, com quem abordou questões atinentes ao desenvolvimento da região e procedeu visitas ao Seminário Arquidiocesano de São Kizito, bem como manterá um encontro com os jovens dos movimentos apostólicos.

Para o dia 13 (terça-feira), o Cardeal realizará um encontro com os sacerdotes da arquidiocese, com servos católicos e uma missa solene na Sé Catedral, onde se prevê a presença de mais de mil pessoas.