Dom Leopoldo Ndakalako assume de forma oficial destino da diocese de Menongue

Dom Leopoldo Ndakalako assume de forma oficial destino da diocese de Menongue

Em substituição de Dom Mário Lucumbi, por motivo de doença, depois da ordenação do novo bispo de Menongue que aconteceu no dia 12 de Maio no recinto do bispado da Diocese de Ondjiva, neste Domingo VI da Pascoa, 26, Dom Leopoldo Ndakalako, tomou posse na Sé catedral de Menongue, onde os seus fiéis colaboradores, sacerdotes, religiosos, religiosas e responsáveis dos Movimentos apostólicos, renderam obediência ao novo pastor de Menongue.

De seguida a delegação rumou para o estádio 23 de Março onde Dom Ndakalako foi apresentado a comunidade presente e presidiu a missa de apresentação onde foi o presidente da celebração eucarística.

Antes de dar inicio a celebração, o Núncio apostólico em Angola e São Tomé, Dom Petar Rajic leu mais uma vez as cartas da Santa Sé onde nomeia Dom Leopoldo como Bispo da Diocese de Menongue. Dom Pio Hipunhati, administrador apostólico cessante de Menongue, fez um resumo breve de como esta a Diocese, número de padre, congregações religiosas, quantas paróquias existem, e tantas outras coisas. Depois Dom Pio entregou a Dom Leopoldo os símbolos do pastoreio da diocese.

Uma cerimonia em que estiveram presente os Bispos da CEAST, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Presidente e Arcebispo de Luanda, Dom Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango, Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo do Huambo, Dom António Jaca, Bispo de Benguela, Dom Dionísio Hisiilenapo, Bispo do Namibe, Dom Vicente Carlos Kiazico, Bispo de Mbanza Congo, Dom José Nambi, Bispo do Kuito Bié, Dom Belmiro Chissengueti, Bispo Cabinda, Arcebispo emérito do Huambo, Dom Queirós Alves, Biso emérito de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso e Dom Serafim Chingo Ya Hombo, Bispo Emérito de Mbanza Congo.

Presentes ainda sacerdotes, religiosos, religiosas, vindos de várias dioceses, entidades religiosas, tradicionais, governamentais, delegação da vizinha República da Namibia, fieis da Diocese do Cunene, Menongue e de outras dioceses.

Na sua homilia Dom Ndakalako depois das saudações pediu que ao mesmo tempo que se dá graças a Deus, implora misericórdia a seu favor para ser na igreja sinal visível de unidade, mestre da fé e pastor segundo o coração de Jesus sumo e eterno sacerdote.

O Agora bispo de Menongue, fez um rescaldo as leituras do dia, focando aos desafios actuais  que nos nossos dias ameaçam os alicerces da unidade, da fraternidade, da comunidade humana na sua vertente ecclesia, social, politica nacional e internacional” a esse respeito quantas historias não se ouvem contar e quantos episódios de violência não se presenciam, hoje quanta polémica, quanta agitação, quanta segregação cultural, racial, tribal regional, que não ocorrem entre nos, hoje  quanta injustiça, vingança,  ódio, divisão em nome de interesses egoístas, hoje quantas lágrimas derramadas, quanto silencio dos sem voz, quantas mortes não se assistem por causa de incompreensão humana”.

Dom Leopoldo Ndakalako finalizando disse que conta com ajuda e colaboração de todos na edificação da igreja diocesana de Menongue.

Biografia

Dom Leopoldo Ndakalako, nasceu em Ohakaonde, comuna de Môngua, município do Cuanhama, província do Cunene, a 13 de Dezembro Outubro de 1968, filho de Marcelino Mwaupikange e Cecília Naufiku.

Fez os seus estudos propedêuticos e filosóficos no Seminário padre Leonardo Sikufinde do Lubango e no Seminário Maior de Cristo Rei do Huambo e teologia na universidade Urbaniana de Roma.

Foi ordenado presbispero aos 14 de Dezembro de 1997  na Missão Católica de Omupata, Diocese de Ondjiva e doutorado em filosofia pela pontifícia universidade Urbaniana e exerceu as funções de vigário geral da diocese de Ondjiva até a sua nomeação.

De realçar que a Igreja Católica conta com quatro bispos naturais da província do Cunene, nomeadamente Fernando Kevano Guimarães, bispo emérito de Ondjiva (1988), Dom Dionísio Hisilenapo Bispo do Namibe (2011), Dom Pio Hipunhati bispo de Ondjiva (2012) e  Dom Leopordo Ndakalako (2019).