Mais dezasseis mil fiéis esperados na peregrinação à Santa Ana

Mais dezasseis mil fiéis esperados na peregrinação à Santa Ana

As condições para a realização da XIIª Peregrinação Diocesana à Santa Ana de Caxito estão criadas. O programa reserva para esta manhã uma celebração.

Nesta Quinta-feira a organização chamou a imprensa no Centro Sócio Pastoral João Paulo II, para dar conta do andamento dos preparativos.

Segundo o padre, estão criadas as condições para o êxito da actividade, uma vez que contam com o apoio da Polícia Nacional, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, de técnicos do sector da Saúde e escuteiros.

Fez saber que estão instalados banheiros públicos, sistema de iluminação, rede de saneamento básico e foi criado um parque de estacionamento para viaturas.

Alertou aos comerciantes e outros negociantes que estará proibida a venda ambulante de artigos religiosos, bem como de bebidas alcoólicas durante a peregrinação.

A actividade vai decorrer sob o lema “Com Santa Ana, celebremos Todos a Fé”.

No Domingo 28 é o momento mais alto da peregrinação, acontece a cerimónia de ordenação do diácono Cláudio Eduardo Cassemo a cerimonia será presidida pelo Administrador Apostólico, Dom António Jaca.

O programa das festividades da Santa Ana de Caxito contempla procissão de velas pelas várias artérias da cidade de Caxito, vigília de cânticos para pedir a nomeação do novo bispo titular da Diocese de Caxito.

A celebração das festas de Santa Ana (padroeira da Diocese de Caxito) é momento especial que favorece a reflexão e fortalece a fé dos católicos.

O santuário, construído em 1885, é um dos locais de eleição de devotos e repositório das preces de todos quantos fazem pedidos a Santa Ana, principalmente para o alcance de bênção relacionada com a maternidade.

Reportagem de João Afonso