Saúde e bem-estar social entre as intenções dos peregrinos que já se encontram na Muxima

Saúde e bem-estar social entre as intenções dos peregrinos que já se encontram na Muxima

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição “Muxima” já regista nesta altura um número de peregrinos.

Saúde e bem-estar dos Angolanos entre os principais pedidos dos devotos.

Cerca de 800 efectivos das forças de segurança estão mobilizados para o asseguramento da peregrinação anual Muxima 2019.

A peregrinação começa numa sexta-feira, dia em que vão ser celebradas uma missa e uma catequese sobre Maria. No dia seguinte, vai ser celebrada uma missa, às 7h00, e, às 9h00, feita a confissão. 
Ainda no sábado é celebrada mais uma missa, às 11h00, uma hora depois a oração do Angelus, às 15h00 a oração via-sacra, às 18h00 a missa de abertura e, depois, a procissão da luz e vigília, que vai terminar às 6h00 de domingo com a oração do terço, seguido da missa de encerramento.
A participação dos fiéis na peregrinação à Muxima é livre, podendo ser feita de forma individual ou em grupos formados a partir das dioceses e paróquias espalhadas pelo país. À semelhança das edições anteriores, a organização acredita que este ano vêm fiéis residentes em Portugal, Brasil, África do Sul e República Democrática do Congo.
A Diocese de Viana tem, anualmente, um orçamento para a peregrinação à Muxima, cujo valor o padre Queirós Figueira não revelou, tendo apenas dito que é “modesto” e aplicado na manutenção do saneamento básico, montagem de som e no apoio logístico destinado aos peregrinos e aos serviços médicos.

Reportagem de Ribeiro André