Fiéis em Malanje satisfeitos com mais uma peregrinação a Nªsrª do Rosário

Fiéis em Malanje satisfeitos com mais uma peregrinação a Nªsrª do Rosário

“Baptizados caminhemos com Nossa Senhora do Rosário do Pungo Andongo para a missão no Mundo” foi o lema de mais uma peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Pungo Andongo.

O evento decorreu de 5 a 6 de Outubro onde mais de 7 mil Peregrinos fizeram parte da caminhada.

A Igreja Católica em Malanje quer fazer de Pungo a Ndongo um santuário de referência  onde os cidadãos possam manifestar a sua fé em Cristo.

O Santuário do Pungo a Ndongo “é um lugar tido como  o mais antigo   da actual Arquidiocese de Malanje onde se  instalaram pela primeira vez os missionários católicos. A capela foi construída na década de 1980, constituindo o primeiro lugar de evangelização onde se instalaram os primeiros missionários da Igreja Católica, também designados por "Capuchinhos", oriundos de Itália, de viagem em direcção ao Leste de Angola.

O valor histórico e espiritual do local, está  narrado em vários livros.

O local onde se situa o Santuário de Nossa Senhora do Rosário existia  antes do cristianismo e da ocupação colonial, como local onde a população expressava  a sua fé, com súplicas à saúde, à protecção, à prosperidade e protecção divina dentre outros.   No local podem ser encontrados  os escombros do santuário anterior à ocupação colonial, conforme fez questão de realçar o reitor do Santuário. O Santuário de Pungo a Ndongo é considerado   o berço do Catolicismo  no Leste de Angola, marcado pela chegada dos primeiros missionários italianos “ Capuchinhos” ao Leste de Angola.

Os fieis presentes, com destaque para o Governador Norberto dos Santos Kwata Kanawa, satisfeitos com a realização de mais uma peregrinação falaram ao microfone do Repórter Justino Ngonde.