Fidelidade, prudência e bondade 3 característica que Jesus pede a um Bispo diz Dom Emílio

Fidelidade, prudência e bondade 3 característica que Jesus pede a um Bispo diz Dom Emílio

Diocese de Benguela ganha pela primeira vez um bispo auxiliar, que foi acolhido com jubilo pelos fieis, sacerdotes, religiosos e religiosas, vindos de diversas dioceses de Angola, que testemunharam neste V Domingo do tempo comum a Sagração Episcopal de Dom Estevão Binga eleito para servir a Deus e a comunidade.

A missa aconteceu na Capelinha dos Navegantes e teve como presidente Dom Francisco Jaca, Bispo ordenante, coadjuvado pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni Gaspari e Dom José Nambi, Bispo do Bié.

Concelebraram os Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, que encontram-se na Diocese de Benguela a participarem na I Plenaria anual desde o dia 31 de Janeiro.

Coube ao Bispo de Viana e filho de Benguela, Dom Emílio Sumbelelo, dirigir a oração homiletica, que começou por fazer um resumo da história da Diocese” meus irmão e minhas irmãs, volvidos precisamente 15 anos, desde a última ordenação de um bispo nato de Benguela, neste lugar foi em Fevereiro de 2007”.

Dom Sumbelelo acrescentou ainda que” como igreja, como família de Deus, viemos agradecer a Deus e implorar a Deus, que o elegeu e chamou a sua bênção e as graças necessárias para que inserido na sucessão apostólica o nosso irmão Dom Estêvão exerça com fidelidade e responsabilidade a missão que lhe foi confiada”.

O Bispo de Viana adiantou que é uma tremenda responsabilidade a de Bispo na igreja de Cristo” Hoje também te queremos dizer nós teus irmãos aqui presente as mesmas palavras de Jesus a Pedro não temas, a obra é de Deus e ele mesmo será o teu guia e te dará graças necessárias capacitando-te para este ministério apostólico”.

Por outro lado dom Emílio Sumbelelo exorta ao novo Bispo a ser verdadeiro servo, fiel e dedicado na missão que lhe foi confiado.