Dom Luzízila toma posse este domingo

Dom Luzízila toma posse este domingo

A Diocese do sumbe esta preparada para a cerimónia de tomada de posse do Bspo Dom Luzízila Kiala.

“Paciência e alegria no serviço” é o lema do terceiro Bispo do Sumbe.

A cerimónia deste domingo conta com a presenças dos Bispos da CEAST, que já se encontram na cidade do sumbe, da Diocese do Uíge Dom Sumbelelo, Dom Almeida Kanda da Diocese de Ndalatando, Dom Vicente Kiazico da Diocese de Mbanza Congo, Dom António Jaka da Diocese de Caxito, da Arquidiocese de Luanda o Bispo Auxiliar Dom Zeferino Zeca Martins, Dom Joaquim Ferreira Lopes da Diocese de Viana, da Diocese de Benguela Dom Eugénio Del Corso, os Arcebispos eméritos do Lubango, do Huambo e de Malanje, Dom Zacarias, Dom Viti e Dom Luís Maria.

Na tarde deste sábado os Bispos foram recebidos por sua excelência Governador da província, General Eusébio de Brito Teixeira.

A celebração eucarística de tomada de posse tem início as 9h, e será junto ao campo da sé catedral. Na província para além das entidades eclesiástica, já se encontram varias delegações vindas de alguns pontos do País.

A Diocese do Sumbe foi criada e governada por Dom Zacarias Kamwenho, como primeiro Bispo, e seguiu-se Dom Benedito Roberto, até então administrador apostólico e Arcebispo de Malanje.

Dom Kiala nasceu no dia 19 de Novembro de 1963 na Damba, Diocese de Uije. Após os estudos primários e secundários, Luzizila foi admitido no Seminário São Paulo de Uije onde recebeu a formação em filosofia. Fez os estudos em teologia no Seminário Maior Cristo Rei de Huambo. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de Agosto de 1992 no Uije e exerceu os seguintes cargos:

- 1992-1994: Administrador paroquial de Sonqo, Bembe e Caipemba;

- 1994-1997: Padre Espiritual externo do Seminário de Uíge;

- 1997-2001: Realizou estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve o doutoramento em Teologia Espiritual;

- 2001-2008: Vigário paroquial de Bembe; Membro do Conselho Presbiteral; Membro do Colégio de Consultores; Membro do Conselho para os Negócios económicos; Director Espiritual residente do Seminário de Uije; Vigário Forâneo; Presidente das Comissões diocesanas para os
Emigrantes, da Liturgia, da Musica Sacra; Vigário Episcopal e Professor no Seminário.

- Desde 2008 até o dia da sua nomeação para Bispo do Sumbe, era o Vigário Geral da Diocese de Uije; Pároco da Sé Catedral; e Assistente Eclesiástico da Associação Cristã dos Gestores e Dirigentes (ACGD).

- No dia 21 de Maio de 2013 - foi nomeado Bispo da Diocese de Sumbe pelo Santo Padre o Papa Francisco.

- No dia 26 de Agosto foi Ordenado Bispo da Diocese do Sumbe, e este domingo 8 de Setembro toma posse.