CEAST termina retiro na Arquidiocese Lubango com a questão do aborto no centro das preocupações

CEAST termina retiro na Arquidiocese Lubango com a questão do aborto no centro das preocupações

                                                           COMUNICADO

Reunidos no Lubango, por ocasião do seu retiro espiritual anual, os BISPOS CATÓLICOS DE ANGOLA tiveram conhecimento da retomada da discussão sobre a despenalização do aborto. Sobre este assunto, a CEAST já tornou clara a sua posição, nas mensagens de 18 de Novembro de 2011, sob o título de O inviolável direito à vida, e de 02 de Março de 2013, intitulada: A Igreja ao serviço da vida. Dada, porém, a gravidade deste problema, chamamos a atenção dos cristãos e dos Angolanos, em geral, sobre os seguintes pontos:

  1. O aborto é contra a Lei Divina, porque a vida pertence a Deus, Seu Absoluto Autor e Senhor (cf. Ex. 20,13). Por isso, nenhuma criatura se pode arrogar o direito de suprimi-la sob qualquer pretexto.
  2. O aborto é contra a nossa identidade cultural. Por isso, tudo o que pretenda legitimá-lo sob o eufemismo de despenalização, constitui desprezo pelos valores fundamentais da sociedade angolana, na diversidade dos seus povos.
  3. Lembramos que a eventual despenalização do aborto constituiria um atentado real à segurança nacional, à soberania e à nossa sobrevivência como povo.
  4. Parece-nos gravemente contraditório que, num passado bastante recente, tenhamos exultado de alegria por a nossa Constituição ter abolido a pena de morte, e que agora paire no horizonte pátrio a legalização da morte de inocentes, mascarada sob o nome de despenalização do aborto ou de direito de saúde reprodutiva da mulher.
  5. Parece que perdemos a memória histórica: o tráfico dos escravos, as tristes guerras de conquista, agravadas pelas, felizmente, já passadas guerras fratricidas, tudo isto engendrou a cultura de morte e despovoou drasticamente o nosso País. Isto devia unir-nos na defesa e promoção da vida.

Exortamos, novamente, os cristãos e a quantos amam a vida e por ela trabalham, a não apoiarem projectos e leis contrários à cultura da vida.

À Virgem Maria, Mama Muxima, que acolheu Jesus Cristo, o Filho de Deus, no seu ventre virginal, pedimos que nos ajude a defender a vida, sobretudo a dos frágeis e indefesos.

                             Lubango, 21 de Setembro de 2013.

                                         Os Bispos Católicos de Angola