Encerraram os trabalhos da semana da vida consagrada

Encerraram os trabalhos da semana da vida consagrada

Nos dias nove a onze de Janeiro de dois mil e catorze às 8h30 minutos, Com a presença de Dom Vicente Carlos Kiaziku e a orientação das duas Conferências dos religiosos (as) em Angola (CMIRMA E USMIRFA) realizou-se no salão dos Padres Capuchinhos, em Fátima a XIII Semana Nacional de Vida Consagrada sob o tema central: Formação Inicial e Permanente em vista da Configuração com Cristo. Estiveram presentes 250 Religiosos e Religiosas de todas as dioceses de Angola. Nesta desenvolveram-se os seguintes temas:
1º Desafios que se apresentam à formação: Aspectos Sociológicos e culturais.
2º Formação: resposta à vocação e missão.
3º Formação: Resposta à vocação e missão; Formação à vida comunitária e sentido de pertença.
4º O acompanhamento na formação inicial e permanente
Os temas foram facilitados por Dom Novatus Rugambwa, Nuncio Apostólico em Angola; Pe Eugénio Joaquim Lumingu, Sacerdote Redentorista; Ir. Domingas Ngueve, Provincial da Irmãs de S. José de Cluny e Ir. Aline Nsunda da Congregação das Filhas de Santa Ana. Depois da exposição dos temas debates e constatações a Assembléia chegou as seguintes recomendações e conclusões:

RECOMENDAÇÕES:

1ª Que haja um acompanhamento personalizado desde a formação inicial à permanente.
2ª Que a comunidade religiosa ajude a pessoa a crescer e a doar-se livremente a Deus.
3ª Que haja em todos os Institutos o compromisso de se formar para o sentido de pertença à Igreja, ao Instituto e a preocupação de manter vivo o carisma e a referência ao fundador(a)
4ª O acompanhante na formação inicial e permanente deve ser preparado para o efeito, pois nem todos podem acompanhar, mas todos precisam ser acompanhados.
5ª Que a formação à vida comunitária e ao sentindo de pertença, analise e tenha em conta a Globalização e os valores da cultura africana.
6ª Motivar as Congregações a enviarem membros para a Escola de formadores e Faculdade de Teologia.

CONCLUSÕES:

1ª Que os Institutos favoreçam oportunidades de Experiência de Deus Uno e Trino.
2ª Deixar-se guiar por uma espiritualidade que qualifique o nosso ser como consagradas (os).
3ª A formação inicial e permanente em vista da configuração com Cristo é uma prioridade que deve ser alicerçada sob a formação humana, cristã, comunitária, espiritual, intelectual sem carreirismo, pastoral e inculturada ao serviço do Evangelho.
4ª A vida fraterna em comunidade favorece o crescimento da identidade e conseqüentemente o sentido de pertença, por isso são indispensáveis cultivar os seguintes aspectos na formação inicial e permanente: Fidelidade a oração pessoal e comunitária; vivência dos sacramentos; a correcção fraterna; a caridade; a transparência o diálogo, a organização pessoal e comunitária, a humildade, o equilíbrio, a capacidade de perdão e reconciliação; espírito de sacrifício, abertura a universalidade, amor à Congregação, Capacidade de discernir, o conhecimento profundo da origem do Carisma; a coerência nos compromissos. Adesão a Cristo como fonte e fim da nossa Vocação e missão.

Luanda, 11 de Janeiro de 2014

Os Participantes.