Missa de pontificado Marca Cidade

Missa de pontificado Marca Cidade

 

Os Bispos da CEAST, membros do corpo diplomático e pessoas do governo, chefiados pelo primeiro-ministro santomense, Sr. Gabriel Costa reuniram-se com o povo de Deus para a homenagem ao Papa Francisco.

A eucaristia teve na Sé catedral de São Tomé teve inicio às 5:30, sob a presidência de Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Novatus Rugambwa. Na homilia para o povo de Deus falou o Bispos de São Tomé que destacou a personalidade do Papa Francisco, para a Igreja Católica. “A simplicidade no serviço é uma marca cativante no pontificado do Papa Francisco e não deixa a ninguém indiferente”, disse.

Em duas das suas intervenções o Núncio apostólico agradeceu a Deus a presença de Deus, em particular ao Presidente da Republica Santomense e as autoridades do corpo diplomático, saudando a todos os Bispos da CEAST e o acolhimento do povo de Deus. Para Dom Novatus a reunião dos bispos da CEAST é um testemunho vivo da Igreja Católica em Angola e São Tomé. “A nossa gratidão é também uma súplica para que o senhor continue abençoá-lo… e eucaristia é um sinal de renovação da obediência ao Papa”.

A eucaristia foi animada pelo coro João Paulo II que se apresentou, vestida de amarelo e branco, uma homenagem a João Paulo II que em 1992 visitou Angola e São Tomé.

Papa Francisco foi eleito a no conclave de 13 de Março 2013, depois da renúncia de Bento XVI actual Papa emérito. Papa foi cardeal emérito da Boenos Aires cidade visitada pela CEAST em 2013, com a entronização da Nossa Senhora da Muxima, no santuário local.