Igreja Unida no ultimo adeus a Dom Damião

Igreja Unida no ultimo adeus a Dom Damião

Presidiu a celebração Dom Gabriel Mbilingue, Arcebispo do Lubango e presidente da CEAST, concelebrada por Sua eminência Alexandre cardeal do Nascimento, Arcebispo emérito de Luanda, Dom Novatus Rogambwa, Nuncio apostólico em Angola, Dom Zeca Martins, Bispo Auxiliar de Luanda, Dom Anastacio Kahango, Bispo auxiliar emérito de Luanda, Dom Francisco Chimoyo, Arcebispo de Maputo- Moçambique.

A celebração teve início por volta das 9h30, com uma procissão em que participaram todos os Bispos de Angola, alguns representados pelos seus vigários episcopais, a diocese de São Tomé e príncipe, foi representado pelo padre Ezequiel. Fizeram ainda parte da celebração sacerdotes, religiosos, religiosas de várias dioceses de Angola, em destaque aqui a diocese e província de Cabinda.

Presentes ainda no acto fúnebre que aconteceu esta terça-feira membros do governo, encabeçado pelo Vice-presidente da Republica Manuel Domingos Vicente, autoridades Judiciais, policiais, militares, corpo diplomático, líderes religiosos, políticos e o santo povo de Deus.

Foi esta a comunidade presente, que encomendou a alma do Arcebispo de Luanda a Deus Pai.

A cerimónia teve inicio com o cântico de procissão, e de seguida Dom Zeferino Zeca Martins Bispo auxiliar de Luanda, apresentou a Biografia de Dom Damião Fanklin, e falou da última semana em que Dom Damião permaneceu em vida até a sua morte. Dom Zeca adiantou ainda que nesta celebração eucarística exequial, a igreja presta uma homenagem ao senhor Dom Damião para que ele continue junto do pai a interceder por todos nós pelo seu povo e por esta Arquidiocese de Luanda.

{flexiaudio}14531{/flexiaudio}