Diocese de Viana celebra 7 anos de criação e ganha quatro novos missionários

Diocese de Viana celebra 7 anos de criação e ganha quatro novos missionários

A missa de ordenação teve lugar na catedral da diocese de viana e foi presidida pelo bispo local, Dom Joaquim Ferreira Lopes.

O bispo diocesano neste dia que se assinalou o sétimo aniversário da criação da diocese, Dom Joaquim Ferreira Lopes, lembrou a família Francisca que a melhor maneira de viver esta solenidade, é aprofundar os ideais do seu patrono, são francisco de Assis.

“Estamos a celebrar o dia do padroeiro, São Francisco de Assis, nestes últimos dias com a família Franciscana residente em viana e que é muito numerosa, podemos fazer uma reflexão profunda desta solenidade, procurando conhecer melhor a figura e a espiritualidade de Francisco de Assis. Com Francisco percebemos que a imitação de Cristo é a nossa tarefa principal. O arco de vida de Cristo encarado a luz dos dois polos de uma elipse, natal-nascimento, paixão-morte, este é o grande mistério que comove Francisco até as vísceras, viver deste e neste mistério é o resumo da vida do Santo de Assis”.   

O bispo da diocese de viana, disse que a sua diocese tem testemunhado bons frutos em termos de ordenações.

Dom Joaquim ferreira Lopes fez alusão ao acto eclesiológico que foi marcado este domingo com a ordenação de quatro novos seminaristas ao grau do diaconato.

O prelado fez saber que o papel do diácono, é de ser digno e sem duplicidade.

“Graças a Deus temos ordenado muitos diáconos e presbitérios, pelo que tendes habituados já e não precisais de grandes explicações, mas é bom recordar que isto que se esta a fazer não é um acto sociológico mas sim eclesiológico sagrado, quer dizer separado do ordinário situado numa prespectiva sacramental, isto em nada tira a alegria que nos invade, bem pelo contrário, mas faz-nos tremer de santo temor e levantar a alma a Deus pedindo por eles para que sejam aquilo que o senhor deles esperam, e o que é que espera deles o senhor? De acordo com a primeira epístola de São Paulo a Timóteo, os diáconos devem ser pessoas dignas sem duplicidade não inclinados ao excesso do vinho, nem ávidos de lucros desonestos, guardem o mistério da fé numa consciência pura”.  

E os pais dos novos diáconos da Diocese de Viana auguram que os seus filhos continuem firmes no Serviço de Deus.

Esse desejo foi expresso momentos depois da celebração eucarística que registou a participação de cerca de 15 mil fiéis.

{flexiaudio}15399{/flexiaudio}