Imagem da Muxima restaurada apresentada este domingo

Imagem da Muxima restaurada apresentada este domingo

 “ A vandalização a imagem de Nossa Senhora da Muxima trouxe vantagens ao santuário”. Esta afirmação é do reitor do Santuário da Muxima, padre Albino Gonzales.

O sacerdote teceu essas declarações durante a homília da missa vespertina a que presidiu ontem no pátio do Santuário, local onde daqui há pouco a celebração eucarística de intronização da imagem da Mamã, que foi vandalizada no dia 27 de Outubro do ano passado.

Os Bispos, reunidos em 2ª Plenária 2014 celebram a festa da Padroeira de Angola, neste 27 de Outubro, último domingo do mês, e a celebração acontece no santuário de Nossa Senhora da Muxima, onde será colocada a imagem que foi vandaliza em Outubro de 2013. A restauração não retirou a originalidade da Imagem da Nossa Senhora da Conceição da Muxima.

Dom Joaquim Ferreira Lopes disse que a Igreja já fez o acto de desagravo e perdoou os actores da confusão, mas a reposição da imagem com a presença dos Bispos é um sinal de interesse da Igreja para aquele que é o santuário mais frequentado do país.

Dom Joaquim anunciou ainda a restauração da fortaleza do santuário, bem como as obras da construção da esplanada e da basílica, anunciada pelas autoridades angolanas.

Os acontecimentos da muxima foram qualificados pelo Bispo de Viana como actos de fé. O santuário, além da vandalização foi assolado pela morte de duas peregrinas no recinto do santuário, por um atrelado conduzido por cidadão asiático, no ano da restauração da imagem.

A Vandalização ocorreu há um ano, quando os bispos da CEAST celebravam a missa do último domingo de Outubro de 2013.