Papel de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento reconhecido pelo mundo católico

Papel de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento reconhecido pelo mundo católico

Dom Gabriel Mbilingui fez o reconhecimento durante a missa de homenagem que marcou a celebração dos 90 anos de idade de Dom Alexandre do Nascimento, realizado na Igreja da Sé Catedral, este domingo 1 de Março em Luanda.

De acordo com o presidente da CEAST, Dom Alexandre do Nascimento é um homem enviado por Deus e com o seu saber fez com que as igrejas cristãs estivessem mais unidas e que o amor ao próximo prevalecesse no seio dos cristãos.    

“ O cardeal é um exemplo a seguir por muitos jovens que pretendem seguir o curso de teologia; ele é um homem abençoado e que Deus deve lhe conceder  ainda muitos anos de vida”, disse.

A homenagem foi igualmente marcada pela leitura de uma carta enviada pelo Papa Francisco, em que este refere as qualidades de Dom Alexandre do Nascimento como sendo um homem do bem e que leva a palavra do senhor aos diferentes extractos da sociedade.

Na mensagem, lida pelo núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rugambua, o Papa Francisco adianta que a comemoração dos 90 anos de Dom Alexandre do Nascimento representa o longo Ministério que ele soube exercer com entusiasmo, fidelidade e prudência, para o benefício espiritual dos fiéis.  

Já o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Viera Dias disse ser importante que todo o ser humano pratique boas acções para ter uma vida cheia de paz e glórias.

Acrescentou que o homenageado é um homem de fé e que sempre lutou para que a igreja católica contribuísse para o alcance da paz e desenvolvimento do país.

Por sua vez, Dom Alexandre do Nascimento agradeceu a homenagem feita pela Igreja Católica pela comemoração dos seus 90 anos, tendo salientado que continuará a servir a Deus para o bem-estar dos angolanos.

Nascido em 1925 na província de Malanje, Dom Alexandre do Nascimento estudou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana em Roma de 1948 a 1953, tendo-se licenciado em direito civil pela Universidade de Lisboa, em 1965 a 1970.   

{flexiaudio}16289{/flexiaudio}