Apelos a um trabalho digno e salário justo encerra peregrinação a São José

Apelos a um trabalho digno e salário justo encerra peregrinação a São José

Dom Luzizila Kiala, celebrou a missa de encerramento da peregrinação anual a Kalumbo 2015, que teve como lema “São José reaviva a nossa fé”, nos dias 30

A missa teve inicio as 9h, com uma procissão encabeçada pela estátua de São José Transportada pelos escuteiros e acompanhada pelos padres que concelebraram a missa com o Bispo de Viana Dom Joaquim Ferreira Lopes e o Bispo de Sumbe.

Dom Kiala na sua homilia destacou o trabalho como vocação que Deus deixou sem interesses monetários.

“O trabalho é um bem para o homem, mesmo com toda a fatiga que existe” ressaltou o prelado.

“Em cada trabalho reflicta o espírito do mundo novo para tudo que se possa a vir a fazer.

O trabalho humano tem no evangelho uma visão especial, uma maneira que o homem se dispõe com Deus, com o trabalho o homem encontra uma maneira agradável de viver.

Dom Kiala acrescentou ainda que “o trabalho é uma expressão de semelhança com Deus, o homem que se recusa a trabalha comete uma atrocidade, para com ele e Deus, e São Paulo já dizia “quem não quer trabalhar que não coma”.

“A preguiça é um dos pecados capitais, São Paulo, recomenda que as pessoas que levam a vida de preguiça devem ganhar o pão para se sustentar” frisou o prelado.

Para combater a preguiça e preciso trabalhar para ocupar bem o tempo, quem vive na ociosidade na preguiça não faz outra coisa se não roubar.

Dirigindo-se a família, o bispo da diocese do Sumbe que celebrou a missa de encerramento da peregrinação Kalumbo 2015, adinatou que “ Compete a família educar os filhos para que dêem o valor necessário ao trabalho, e agradecerem sempre a qualquer trabalho honesto que ela venha exercer.

E reforçou ainda “São precisos famílias para que ajudem a mudar o conceito de trabalho”.

Virando-se a São José, o bispo afirma que “Jesus Maria e José são modelo dos trabalhadores.

São José hoje ocupa na igreja um lugar importante, por isso a igreja venera-o como protector padroeiro dos operários. “Este é o segredo de São José ter feito da sua vida um sacrifício, de ser um excelente esposo, homem empenhado e de responsabilidade exemplar como pai, trabalhou para que não faltasse o necessário a casa, “ homens que me escutai aprendei esse grande exemplo”.

Em relação as sociedade de hoje o prelado aconselha a não fragmentar ou dividirem as vidas e deu um exemplo vivo, “hoje o homem ou a mulher no seu dia a dia tem repartido a sua vida em durante o dia professor, pai durante a noite, porque so chega a casa a noite para cumprir as suas tarefas de chefe de família e ao domingo é que ele torna-se cristão, porque vai a missa, essa fragmentação pode tornar a vida miserável do homem, tornando-os assim pessoas de duas vidas.

Com José aprendemos ainda ser homens e mulheres de fé, e responsáveis de compromisso que assumimos.

Que são José padroeiro de todos os trabalhadores interceda por nós.