O 1º Catequista da criança é o pai e a mãe afirma Dom Dionisio

O 1º Catequista da criança é o pai e a mãe afirma Dom Dionisio

A celebração eucarística da festa da santíssima trindade, coincidiu com o dia dos catequistas comemorado a nível de todas as Dioceses.

Na diocese do Namibe a missa solene teve lugar na paróquia de Nossa Senhora do Rosário no Município do Tômbwa, que fica a 95 kms da sede da província, e foi presidida pelo bispo local, DomHisiilenapo.

Na sua locução o prelado fez saber que os catequistas geram fiéis na igreja e os pais devem viver como catequistas, afirmando mesmo que os catequistas são os catequistas da linha de frente, os heróis da fé.

“ Sem a catequese não há nada, donde nos vem os baptismos, as confirmações, os matrimónios é da catequese, tudo é catequese”.

Dom Dionísio, acrescentou que, antes que a criança chegue a igreja o 1º catequista é o pai é a mãe, “ seria bom que os pais não dispensassem desta obrigação fundamental e importante, desta obrigação quase divina pelo facto de serem pais, de terem recebido a vida de Deus para esses filhos, que não se dispensassem da catequese, os pais, vivessem como catequistas”.

O prelado adianta que a catequese na igreja, lá onde existe um catequista havendo uma complementaridade, em casa a catequese e a também catequese nas de aulas e na paróquia, quando esta relação for forte devemos ter gente bem formada e a fé forte, porque a combinação de esforços um trabalho em conjunto para ajudar as crianças ou os adultos a viverem a sua fé, “ quando um pai reza com o seu filho esta a fazer catequese “.

{flexiaudio}16829{/flexiaudio}