Cardeal Alexandre ingressa para as fraternidades sacerdotais dos Dominicanos

Cardeal Alexandre ingressa para as fraternidades sacerdotais dos Dominicanos

Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, já é membro da ordem dos Frades Dominicanos.

O evento decorreu na comunidade São tomas de Aquino na urbanização Nova Vida.

Além dos frades dominicanos, participaram na cerimónia Dom Anastácio Cahango, Bispo auxiliar emérito de Luanda, Dom Zeferino Zeca Martins, Dom Vicente Carlos, bispo de Mbanza Congo e presidente da Comissão Episcopal para a Vida Religiosa, o ministro da Educação, Pinda Simão, familiares de Dom Alexandre de Nascimento, e vários fiéis.

Presidiu a celebração o frei Rui Carlos Lopes, promotor geral do Laicado Dominicano em Roma, que ressaltou que a escolha que o senhor cardeal fez para fazer parte da família dominicana, significa muito, “ ele é um homem de dimensão impar, um bispo, um cardeal, um homem de grande envergadura, uma pessoa assim quando recebemos na nossa família não podemos se não abrir as portas e agradecer a Deus, pelo dom que nos faz ter alguém a quem podemos chamar irmão e que tem todas essas qualidades”.

O Frei Rui, adiantou ainda que sua eminência ingressa nas fraternidades sacerdotais e desejou que mais sacerdotes ingressem a ordem e encontrem nela um instrumento importante para a pastoral e os ajude a viver melhor a vocação de sacerdotes dominicanos na igreja a que pertencem.

Durante a cerimónia o cardeal comprometeu-se “diante do Frei Rui Carlos Lopes, nas vestes de mestre da ordem dos frades pregadores, a viver segundo as regras da fraternidade de São Domingos por toda a vida.

“ Faltam-me palavras, queria apenas queria apenas dizer o seguinte- adiantou Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, “ queria ter a maior eloquência, queria ter uma vibração total que mostrasse o quanto me sinto comovido, orgulhoso, pela atitude irmã”.

Sua eminencia mostrou-se profundamente grato, e pediu que a Ordem Dominicana contasse sempre com “ o Padre Nascimento”, como alguém que pertencem a fraternidade, “ bem-haja meus irmãos, bem-haja minhas irmãs que o coração de Jesus e o coração imaculado de Maria vos abençoe e guarda”.

Na cerimónia Dom Alexandre recebeu de presente um quadro de São Tomás de Arquino, pintado por um frade dominicano e uma mensagem especialmente para si do frade superior da ordem, que foi lida durante a celebração.