Jubileu de Ndalatando encerra com apelo a renovação da fé

Jubileu de Ndalatando encerra com apelo a renovação da fé

Foi em ambiente festivo que iniciamos a 12 meses a comemorar o 25º aniversário da nossa diocese, assim começou a sua exortação Homilética Dom Almeida Kanda, bispo celebrante da eucaristia do 14º Domingo do tempo comum e encerramento do Jubileu da diocese de Ndalatando.

Concelebram 10 bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tome, CEAST, entre eles, Dom Anastacio Kahango, bispo auxiliar emérito de Luanda, Dom Zefereino Zeca Martins, Bispo auxiliar de Luanda, Arcebispo de Saurimo e porta Voz da CEAST Dom Manuel Imbamba, Dom Emílio Sumbelelo, bispo do Uíge, Dom António Jaka, Bispo de Caxito, Dom Vicente Carlos Kiazico, Bispo de Mbanza Congo, Dom Mário Lukunde, Bispo de Menongue, Dom Luzizila Kiala, bispo do Sumbe, Dom Benedito Roberto, Arcebispo de Malanje, Dom José Nambi, Bispo do Bié, Dom Chingo ya Honbo, eméritos de Mbanza Congo , Dom Óscar Braga emérito de Benguela e o Arcebispo emérito do Huambo Dom Francisco Vity, destacar a presença do secretário do Vaticano que fez a leitura da mensagem do santo padre Papa Francisco, pelo Jubileu da Diocese de Ndalatando, ainda concelebraram vários sacerdotes de distintas paróquias da diocese e de outras dioceses e arquidioceses de Angola.

Uma celebração que aconteceu no largo paroquial, São João baptista que é o padroeiro da Sé catedral de Ndalatando, esteve revestida com fiéis não só da diocese local mas de vários pontos de Angola.

Dom Almeida Kanda, na sua homilia referenciou, os actos comemorativos que aconteceram no decorrer deste ano jubilar, e frisou “ é com muita alegria que fizemos o encerramento deste Jubileu”.

O prelado agradeceu, a todos que contribuíram para que a fé permaneça viva na diocese nestes 25 anos  e aqueles que até agora mantém viva, acesa esta chama de esperança cristã, nessas terras de kuanza-norte.

Dom Almeida Kanda,  adiantou ainda “ Ao Findar as comemorações dos 25 anos, começou hoje a escrever-se a crónica dos cinquentenários da nossa diocese e que os nossos sucessores quando celebrarem os 50 anos possam recordar estes 25 anos”.

Uma pergunta se faz nesta festa do encerramento do ano jubilar “Que desafios trás o anúncio do evangelho as nossas comunidades”.

Evangelizar indica o esforço de renovação que a igreja é chamada a fazer aos desafios das profundas mudanças na vida da igreja, na vida social e política.

“O lema que assumimos a um ano deve interpelamos verdadeiramente para trabalhar-mos com mais ardor e esforço e levar-mos os nossos irmãos que ainda tem dificuldade em encontrar-se com Jesus Cristo”.

A igreja crista não deve perder o espírito de reavivar a fé, e deve perceber que a vocação dia a dia e um novo encontro e empenho missionário.

Dom Kanda encerrou a sua homilia com o lema do Jubileu “ Em Cristo um só coração e uma so alma”

{flexiaudio}17006{/flexiaudio}