Menongue vive os 40 anos da diocese

Menongue vive os 40 anos da diocese

A Diocese de Menongue foi criada com a designação de “ Serpa Pinto”, erecta Canonicamente a 10 de Agosto de 1975 pela Bula “Qui Pro Supremi Eclesiae do Beato Paulo VI, incluindo a província do Kwando Kuvangu e uma parte desmembrada da então diocese da Sá da Bandeira, hoje Arquidiocese do Lubango. Hoje ela só inclui a província do Kwandu Kubango.

Foi seu primeiro bispo, Dom Francisco Viti de 1975 a 1986, seguiu-se Dom José de Queirós Alves CSSR, de 1986 a 2005, pastorei a Grei do Senhor na Diocese de Menongue Dom Mário Lukunde.

Neste Domingo 9 de Agosto teve lugar a celebração Eucaristica de encerramento das festividades dos 40 anos da Diocese, onde a CEAST esteve representada pelo seu presidente, Dom Gabriel Mbilingue, o Vice-presidente, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Dom Pio Hipuniate, Bispo de Ondjiva, Dom Francisco Viti, primeiro bispo de Menongue, e Dom Óscar Braga, Bispo emérito de Benguela.

Na homilia da missa presidida pelo bispo da Diocese, Dom Mário Lucunde, lembrou a história e o alimento que assegurou a igreja em Menongue sobretudo nos momentos mais difíceis.

O Bispo da Diocese de Menongue exortou aos catequistas a não se cansarem na preparação das crianças, jovens e adultos para a comunhão, garante da vitória da sua fé.