Um ano depois da sua nomeação Dom Filomeno recebeu Palio das mãos do Núncio Apostólico

Um ano depois da sua nomeação Dom Filomeno recebeu Palio das mãos do Núncio Apostólico

Na manha deste Domingo 6, os sinos das Igrejas de Luanda tocaram em acolhimento a festa de encerramento jubilar dos 75 anos de existência.

Os fiéis juntaram-se no local em que será construída a futura Igreja jubilar cuja 1ª pedra foi lançada, trata-se da Igreja de São João Paulo II do Talatona.

No inicio da celebração, Dom Filomeno do Nascimento, recebeu o Pálio, Simbólo da comunhão episcopal com o Santo Padre, entregue pelo núncio apostólico, Dom Petar Rajic, que na ocasião explicou o símbolo ora outorgado ao Arcebispo de Luanda seguindo a última inovação introduzida pelo Papa Francisco a este respeito.

“ De acordo com a antiga prática da igreja os arcebispos metropolitanos recentemente nomeados de todo mundo, eram chamados para irem a Roma na festa dos santos Pedro e Paulo, onde recebiam o palio da mão do Santo Padre”.

De acordo com o Núncio Apostólico, fazendo um breve resumo da cerimónia em 2014 da nomeação dos 46 arcebispos metropolitanos, entre eles Dom Filomeno, Arcebispo de Luanda, “ numa missa solene celebrada na Basílica de São Pedro, com todos os nomeados, o Papa Francisco benzeu os palios e introduziu uma novidade, que a partir daquele momento, o palio seria entregue e não imposto pelo santo padre como de costume, em vez disso, a imposição do palio nos novos arcebispos serão agora nas dioceses e Arquidiocese de origem, feitas pelo Núncio Apostólico”.

{flexiaudio}17646{/flexiaudio}