“ Quem não perdoa nunca esta em paz” Dom Benedito na abertura da porta Santa

“ Quem não perdoa nunca esta em paz” Dom Benedito na abertura da porta Santa

A porta Santa na Arquidiocese de Malanje, foi aberta este Sábado na Sé Catedral, que foi pequena para acolher milhares de fiéis vindos dos quatro cantos daquela Arquidiocese que acorreram ao local para participarem da missa que marcou a abertura do Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Santo Padre no passado dia 8 de Dezembro.

Em Malanje a missa que marcou abertura do Jubileu da Porta Santa da Misericórdia foi antecedida de um ritual a 50 metros da Catedral de Malanje onde milhares de fieis acompanhados pelo Arcebispo Dom Benedito Roberto partiram em peregrinação passando pela porta mais estreita da Se Catedral de Malanje escolhida como sendo a primeira porta santa da Misericórdia.

Na Homilia Dom Benedito Roberto reflectiu na Mensagem do Papa Francisco para este ano do jubileu da misericórdia falando da necessidade do perdão.

“ No ano da misericórdia o Papa pede que aprofundemos a virtude do perdão, como ouvimos no exemplo de Santo Estêvão”.

O prelado prosseguiu dizendo que a pergunta que Pedro fez a Jesus quantos vezes devia perdoar e a resposta que Jesus” não te digo até 7 vezes, mas até 70x7, não devias também tu ter piedade do teu companheiro como eu tive de ti, tantas vezes como parece difícil perdoar e no entanto o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração, pessoa que não perdoa nunca esta em paz”.

Dom Benedito pediu aos fiéis presentes na cerimónia da abertura da 1ª porta Santa da misericórdia na Arquidiocese de Malanje a deixarem de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança, para que se consiga viver feliz.

{flexiaudio}17737{/flexiaudio}