Peregrinação a Santa Ana de Caxito encerra com atenções viradas a família

Peregrinação a Santa Ana de Caxito encerra com atenções viradas a família

Encerrou este Domingo, em que a igreja celebra o XVIII Domingo do tempo comum, mais uma peregrinação ao Santuário de Santa Ana de Caxito.

Várias foram as celebrações que antecederam esta celebração, entre elas a vigília de oração que aconteceu neste Sábado.

Dom Jaka Presidiu a missa de encerramento da IX peregrinação ao santuário de Santa Ana, e concelebraram, o Arcebispo de Saurimo Dom José Manuel Imbamba e sacerdotes do clero diocesano.

Dom Jaka começou a sua homilia saudando todas as mulheres africanas cujo o dia é celebrado neste Domingo.

O prelado falou do seu pequeno jubileu de 10 anos da diocese que já começou a ser preparado e será comemorado a 6 de Junho.

“ Esta IX peregrinação decorre de uma maneira especial, estamos a viver o ano da misericórdia, que será encerrado no dia da imaculada Conceição, 8 de Dezembro”.

Ao decorrer da homilia o prelado recordou 3 pequenos pontos, um deles foi em relação a família que deve ser sempre protegida, e tem uma importância que constitui a igreja doméstica e o fundamento onde se edifica toda e qualquer sociedade.

Falou do matrimónio que esta sempre interligado a família, “ por isso os filhos deixam pai e mãe para se unirem em uma só carne”. Dom Jaka adiantou ainda que família é um e laboratório da humanização, a família tem que defender a vida.

“ Queremos famílias reconciliadas com Deus” que não se deixam vencer pela tentação do divórcio, que lutam pela violência nos lares, respeitadoras da dignidade da mulher, famílias crentes e fortes na fé, que não se deixam vencer pela crença do feitiço.