Ciclo de homenagens á Dom Afonso Nteka encerra com uma missa

Ciclo de homenagens á Dom Afonso Nteka encerra com uma missa

A diocese de Mbanza Congo, viveu este Domingo o encerramento da celebração dos 25 anos de morte do 1º bispo da Diocese Dom Afonso Nteka.

Uma celebração eucarística, celebrada pelo actual bispo Dom Vicente e concelebrada pelos bispos de Ndalatando, Dom Almeida Kanda, bispo do Sumbe Dom Luzizila Kiala, religiosos e religiosas, sacerdotes do clero diocesano de Mbanza Congo, entidades religiosas e governamentais, fieis e familiares vindo da província do Uíge.

Na sua homilia, narrada em kikongo e português, Dom Kiazico destacou o papel de homem de caridade que era Dom Nteka, “ vamos nos recordar neste dia de tudo que Dom Nteka fez por nós, começou a construir do nada esta diocese, o bispado, escola dos catequistas, capelas em muitas comunidades, na parte espiritual continuou com a evangelização formando os catequistas, organizando as comunidades nas aldeias e outras iniciativas, enquanto isso a atenção também era dirigida aos problemas sociais do povo e é justamente neste contexto que a morte veio ao seu encontro.

A convite do governo Dom Nteka fez parte da delegação que partia para o Noki para em conjunto analisarem como podiam ajudar os irmãos que regressavam do Congo.

Dom Nteka partiu para casa do pai a 10 de Agosto de 1991.

{flexiaudio}18821{/flexiaudio}