Deus enviou Maria para revelar o seu mistério misericordioso, afirma Dom Petar

Deus enviou Maria para revelar o seu mistério misericordioso, afirma Dom Petar

Encerrou neste XXIII º Domingo do tempo comum, a VIIIª peregrinação ao maior santuário da África Austral Mama Muxima, que este ano decorre sob o lema “ Mama Muxima mãe da misericórdia rogai por nós”

Presidiu a Eucaristia de encerramento, Dom Petar Rajic, Núncio apostólico em Angola, concelebrada pelo bispo de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes e vários sacerdotes vindos de várias dioceses e Arquidioceses de Luanda.

Antes do inicio da missa os peregrinos presentes no Santuário foram brindados com a noticia de que havia nascido uma menina naquele instante no Santuário, um anuncio aplaudido por todos.

Na sua homília Dom Petar, falou aos peregrinos o quanto esta feliz em estar no santuário da mama Muxima “ estou feliz por estar presente e participar desta peregrinação, um dia importante não so para mim, como também para muitos de vós presentes, que já apresentaram e continuam a apresentar as sua preces e orações”.

Uma oração homiletica, virada para o amor, a caridade e a misericordia.

“ Jesus nos pede para amarmos sem limites “ amar ate os seus inimigos”, nenhum pai e mãe nos pode oferecer a salvação senão pela dignidade e mérito do salvador”. O amor ao próximo é o amor que chega a Deus, acrescenta o representante da Santa sé em Angola e São Tomé.

E continua “ a cada gesto de amor que fizemos aos nossos irmão a um indigente ou alguém que esta a sofrer estas a fazer a Jesus, por isso ele disse” amar o teu próximo como a ti mesmo “.

E virando-se a família Dom Petar disse “ não podemos apoiar pessoas da família que violam, matam, só pensam em fazer o mal, mas temos que ama-los, porque são nossos irmãos, a caridade começa em casa e só depois sai para fora, assim aos poucos demos conta que falta amor em casa mas não podemos deixar acabar nunca a caridade em casa, que as famílias sejam tão boas como ele é bom para todos nós, que não no odiemos, mas sim que nos amemos e que vivamos em harmonia”.

A graça e um dom inesgotável o tesouro do discípulo,  palavras do Núncio, “ Deus morreu para nos salvar, não busquemos uma graça barata, vieste aqui para buscar saúde, bens, emprego, entre outras boas coisas, mas a outros que vieram pedir mal dos outros isso é mau , não é essa graça que Deus quer que oferecemos aos outros”.

Dom Petar na sua homilia citou alguns momentos de misericórdia de Maria apresentados na bíblia entre eles as bodas de Cana. “ Um dos títulos atribuídos a Maria é Maria mãe da misericórdia, ouvimos quando rezamos o Salve rainha mãe da misericórdia e em muitas outras orações dedicadas a mãe Maria”.

No final da sua homilia Dom Petar falou da canonização da Madre Teresa de Calcutã, conhecida pelos seus actos misericordiosos, a santa dos pobres e pediu oração aos fies presentes no santuários Mariano que orem pela beatificação desta Santa que acontece em Roma na praça de São Pedro.

Maria Mãe da Misericórdia rogai por todos nós, assim encerrou a sua homilia o Núncio apostólico em Angola Dom Petar Rajic.

{flexiaudio}18936{/flexiaudio}