Vietnamita ordenado sacerdote na diocese do Lwena

Vietnamita ordenado sacerdote na diocese do Lwena

João Baptista Tran Thanh Hoang Diem nasceu a 21 de Setembro de 1978, no município de Baoloc Lomdong, na República de Vietname, e recebeu a confirmação no dia 25 de Julho de 1987 na paróquia de Tan Há, na diocese de Dalat.

Fez primeiro voto no dia 14 de Agosto de 2004, como Salesiano de Dom Bosco. De Setembro de 2004 a 2007, estudou Filosofia na faculdade do Instituto Salesiano em Dalat. Em Setembro de 2001 participou no curso Missionário recebendo a cruz missionária em Roma (Itália), já no dia 19 de Março de 2008 chegou em Angola como missionário, vivendo em Luanda.

De 2010 a 2013, viveu na província de Benguela, começando o curso de teologia no Seminário Maior Bom pastor, tendo sido mais tarde transferido para Luanda, na comunidade de São José, em Sambizanga.

Já em Setembro de 2014 terminou o estudo de Teologia em Vietname, e culminando o curso superior de Teologia em Maio de 2016, e, na sequência, foi ordenado Diácono, aos 4 de Junho de 2016, na comunidade de formação teológica, Dom Rua em Vietname.

A ordenação sacerdotal aonteceu este Domingo 22 de Janeiro na Diocese do Lwena, presidiu a cerimonia eucarística Dom Jesus Tirso Blanco, que na sua homilia pediu ao novo sacerdote para que cumpra as suas obrigações que se prendem, exclusivamente, com o sacerdócio, afastando-se das tentações e orar, fervorosamente, renovando a consagração diariamente.

“ Colocar o ministério do sacerdócio no centro das atenções, tendo em conta o privilégio que teve de ser escolhido por Deus para ser sacerdote, devendo deste modo, segurar a comunidade, para que não seja orgulhoso mas sim temente à Deus”, adiantou o prelado.

No juramento de fé e temor à Deus, o novo padre prometeu cumprir, cuidadosamente o seu sacerdócio ao serviço da igreja e dos mais necessitados, visando o bem-estar e desenvolvimento harmonioso da sociedade e da comunidade cristã.

Recorda-se que João Baptista Tran Thanh Hoang Diem é o segundo padre ordenado em menos de um ano, depois do angolano Leonardo Chinduli, a 20 de Novembro de 2016. No mesmo ano foi igualmente ordenado um diácono, Walter Javier Gamarra, Argentino de nacionalidade.