Semana Teológica: Encerra com recomendações sobre valorização das culturas locais

Semana Teológica: Encerra com recomendações sobre valorização das culturas locais

Sob lema: “A teologia face aos desafios da África hoje”. Decorreu em Luanda no convento dos frades dominicanos a Semana teológica internacional de 1 a 4 de Fevereiro.

O evento reuniu teólogos de várias partes do mundo, como Portugal, Republica Checa, Espanha, França, Burundi, Kenya, África do sul, Togo, Tanzânia, Republica Democrática do Congo e Angola.

“A importância do conceito da vida em teologia africana seu impacto na igreja e na sociedade”, foi o tema da conferencia que marcou o encerramento da semana teológica, o prelector foi o Dr. Benezé Bujo, da republica Democrática do Congo.

Na primeira parte da sua exposição o prelector olhou para a questão da transmissão da vida segundo a racionalidade África.

Benezé Bujo, falou da importância da saudação em África tendo feito uma relação com a mesma prática ou objectivo desta no ocidente;

O prelector falou por outro lado de Cristo como primogénito de toda criatura, apoiando-se a carta de São Paulo aos Colosenses

Segundo disse é importante perceber Cristo como o proto ancião, aquele que é o primeiro dos ainda não nascidos e o primeiro entre os mortos.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Presidente da CEAST e Arcebispo de Luanda fez o encerramento da Semana Teológica, e na sua Tal como na abertura, o encerramento da Semana Teológica Internacional de Luanda, esteve a cargo do Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias. O prelado felicitou à todos pelo nível de reflexões registadas.

{flexiaudio}19668{/flexiaudio}