Tudo pronto para realização da peregrinação anual a Muxima garante Dom Joaquim

Tudo pronto para realização da peregrinação anual a Muxima garante Dom Joaquim

O Bispo da Diocese de Viana Dom Joaquim Ferreira Lopes, procedeu na manha desta quarta-feira uma conferência de imprensa na sala de reuniões da Cúria Diocesana, respondendo as perguntas dos jornalistas.

Dom Joaquim disse tudo estar criado para o arranque da peregrinação anual 2017 ao Santuário da Muxima.

Três assuntos mereceram a reflexão do prelado. A peregrinação anual 2017 que acontece já neste fim-de-semana, a inauguração da igreja da cabala, acto a ser realizado nesta sexta-feira e a celebração dos 10 anos de existência da Diocese de Viana.

Quanto a parte litúrgica Dom Joaquim respondeu, “ temos sempre um cuidado especial e começamos sempre no início do ano a preparar o Setembro, este ano é Agosto por causa das eleições, a liturgia depende sempre de nós por isso é que as coisas são facilitadas, somos missionários e é nossa missão evangelizar”.

O prelado falou também em relação a acomodação dos peregrinos, “ no que diz respeito a viatura e pessoas, a administração local e a Elisal, Epal, movimentam pessoas e meios, e este ano os espaços estão melhor identificados”.

A peregrinação Muxima 2017 foi antecipada devido a realização das eleições que acontecem a 23 de Agosto e este ano decorre sob o lema” Jovem com Maria caminhemos hoje ao encontro de Jesus”.

A peregrinação será antecipada com a inauguração da Paróquia de Santa Teresinha, na Cabala, Sexta-feira 4 de Agosto.

No Sábado 5 de Agosto às 12H00 tem a reza do Angelus do Senhor e, a partir daí, o Santuário entra numa preparação espiritual, às 18H00 do mesmo dia, acontecerá a missa de abertura oficial da peregrinação.

Domingo 6 de Agosto, encerramento a celebração eucarística acontece as 9h. Dom Joaquim fez ainda uma chamada de atenção aos peregrinos, para se concentrarem exclusivamente no âmbito religioso e não do quadro de aconselhamento político, porque no local não têm espaço para comícios políticos.

{flexiaudio}20586{/flexiaudio}