“Esqueço o que esta para atrás e avanço para frente” lema de Dom Kiala na ordenação Sacerdotal

“Esqueço o que esta para atrás e avanço para frente” lema de Dom Kiala na ordenação Sacerdotal

A missa dos 25 anos de vida sacerdotal de Dom Luzizila Kiala, bispo do Sumbe, foi associada aos 25 anos dos padres Fernando Francisco, vigário geral da diocese do Sumbe e ainda do Cónego Antero Beije pároco da Sé catedral da Arquidiocese de Luanda e do Padre André Macala da diocese de Benguela.

Nesta celebração foram ordenados 4 sacerdotes.

A celebração Eucarística foi co celebrada pelo Bispo auxiliar de Luanda, Dom Zeferino Zeca Martins e pelo Bispo emérito de Mbanza Congo, Dom Xingo Ya Hombo, sacerdotes, religiosos do clero diocesano do sumbe e das várias dioceses de Angola.

Presidiu a Eucaristia Dom Kiala, que começou por agradecer o sacerdócio ministerial.

Falando da consagração o prelado disse que Cristo confiou a missão sacerdotal aos seus discípulos e por sua vez nós seguimos estes ensinamentos, “fomos escolhidos por Cristo não como coisa mas como pessoa”. O prelado prosseguiu dizendo que o sacerdote não é um Instrumento inerte passivo mas sim activo, “ são os animadores das comunidades”.

Dom Kiala, que fez uma homilia virada ao sacerdote, disse que o sacerdote é chamado a fazer a verdade do seu ser, a viver a caridade e o seu mistério na igreja e para a igreja.

O padre tem que ser sempre um crente, ser verdadeiro e deve renovar sempre a sua fé e reconhecer a verdade no irmão de presbitérios, “ Amar intensamente a igreja principalmente a igreja diocesana”.

Os padres diocesanos são os braços do bispo, e o coração dos presbitérios “ conjunto de todos os padres com o bispo”

O prelado disse aos padres presentes na celebração que quanto mais eles amam a igreja mais amam Cristo, “tem que amar o sacerdócio, confiar e ser verdadeiro a vida sacerdotal, o sacerdote tem o encargo dever de continuar a obra da evangelização”.

{flexiaudio}20663{/flexiaudio}