Bispos encerram plenária “O jovem” entre as prioridades da pastoral nos próximos tempos

Bispos encerram plenária “O jovem” entre as prioridades da pastoral nos próximos tempos

Decorreu de 11 a 18 de Outubro do ano em curso, na Sede da CEAST, a II Assembleia Plenária anual que contou com a presença de todos os Bispos.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST saudou os presentes, tendo apresentado o quadro sócio-político e eclesial do País e traçado as metas e objectivos a atingir na presente plenária.

 DELIBERAÇÕES

  1. A Mensagem Pastoral do primeiro ano do triénio: “A Juventude e a Fé Recebida”.
  2. A Mensagem Pastoral sobre o CENA (Congresso Eucarístico Nacional).
  3. A criação de Tribunais Eclesiásticos interdiocesanos.
  4. Os Estatutos da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação.
  5. A realização do primeiro Congresso Nacional do Clero Diocesano.
  6. O plano de acção da implementação da Floresta Ecológica Laudato Si, na diocese do Namibe.
  7. A Comissão ad hoc que se encarregará de preparar o programa comemorativo dos 50 anos de existência da CEAST.
  8. E o Relatório Final sobre o CENA.

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

  1. Os Bispos congratulam-se com o propósito do novo Presidente da República de trabalhar para o bem de todos os angolanos, diminuindo as assimetrias existentes a diversos níveis. Outrossim, encorajam os novos governantes a comprometerem-se com a dignidade da pessoa humana e com a promoção do bem comum e da justiça social.
  2. Aos políticos e a todos os cidadãos pedem que continuem a aumentar o esforço tendente a fomentar e cultivar a educação permanente à democracia, à cidadania, à paz, ao convívio plural, à tolerância, ao respeito da dignidade do outro e ao compromisso com a ética.
  3. Acolheram com agrado e gratidão as informações referentes à implementação gradual com sucesso do Projecto Profuturo (aulas digitais) em algumas das nossas dioceses, esperando que, muito cedo, todas possam beneficiar desse valioso instrumento de promoção humana.
  4. Recomendam a intensificação das campanhas de doação de sangue nas dioceses, constituindo associações para o efeito e apelam aos gestores de hospitais maior vigilância para que se previnam situações que levam a que o sangue doado seja comercializado.
  5. Reflectindo sobre o quadro sócio-político-económico e religioso, à luz dos relatórios das dioceses, os Bispos constataram o seguinte:
  • As dioceses e paróquias continuam a caminhar com várias iniciativas espirituais e sociais em prol do bem dos fiéis e não só, e em algumas é notório certo desenvolvimento social e económico.
  • Em virtude de algumas lacunas detectadas, os Prelados apelam a todos os párocos para que dediquem maior atenção aos averbamentos e a todos assuntos que ao cartório dizem respeito.
  • Continua a assistir-se à falta gritante e escandalosa de medicamentos nos hospitais públicos, estagnação das obras públicas e a falta de serviços básicos como água, energia e transportes públicos.
  • Aumento dos preços de materiais de construção e de outros produtos básicos.
  • Há ainda sinais de fome em algumas zonas do Sul de Angola, por escassez de chuva.  
  • Mantém-se a agressão ao meio ambiente através da desflorestação desenfreada em curso pelo abate de árvores para madeira e carvão e pelas queimadas indiscriminadas, apelando para que todos nos empenhemos pela propagação da cultura ecológica.
  • Em algumas capitais provinciais cresce o número de doentes mentais jovens, bem como envenenamentos com recurso às chamadas “minas tradicionais” ou “tala”. Para esta questão os bispos pedem a intervenção urgente das autoridades policiais contra os fabricantes, comerciantes e fomentadores  desses venenos que, pouco a pouco, vão perturbando a ordem social.

AUDIÊNCIAS E CELEBRAÇÕES

Ao longo dos trabalhos os Bispos receberam:

  1. O Secretário Geral da PUM (Pontifícia União Missionária), P. Fabrizio Meroni;
  2. O Director Nacional das OMP (Obras Missionárias Pontifícias) dos EUA, P. Andrew Small, OMI;
  3. Os membros da Comissão Episcopal da Saúde, nomeadamente, os senhores Padres José Mombo António e Fernando Alves Chimunda e o Dr Miguel Gaspar.
  4. P. Zeferino Passagem que falou da Pastoral da Sobriedade.
  5. A direcção da ACGD: Drº Zeferino Estevão Juliana e Drª Fátima Sayundo.
  6. O Sr. P. Celestino Epalanga que apresentou o Manual de Educação Ambiental.
  7. E a direcção da Rádio Ecclesia na pessoa do Sr. P. Maurício Camuto.
  • No sábado, dia 14, os Bispos concelebraram com o Sr. Núncio apostólico, na Paróquia de N. S. de Fátima, por ocasião do IV aniversário do pontificado de Sua Santidade o Papa Francisco e no domingo, dia 15, os bispos presidiram às missas nas distintas paróquias de Luanda.

{flexiaudio}20917{/flexiaudio}