Papa nomeia para bispo da diocese de Benguela Dom António Jaca

Papa nomeia para bispo da diocese de Benguela Dom António Jaca

O Santo Padre Nomeou esta Segunda-feira, Dom António Jaca para Bispo de Benguela.

O Prelado sucede assim a Dom Eugénio Dal Corso, que sucedeu a Dom Óscar no Governo Pastoral daquela Diocese costeira,

Dom António Jaca torna-se assim no 4º Bispo da Diocese fundada em 1974, fundada por Dom Armando Amaral dos Santos, sucedido por Dom Óscar Braga em 1975, que se resignou dando lugar a Dom Eugénio Dal Corso, que agora deixa a vaga para o recém-nomeado.

{flexiaudio}21506{/flexiaudio}

Dom António Francisco Jaca, nasceu em Malanje, no dia 3 de Novembro de 1963, é filho de Francisco Jaca e de Rosa António.

Fez os primeiros votos Religiosos em 1987; ordenou-se Presbítero em 1991. Desde 2002 desempenhava o cargo de Provincial dos Padres do Verbo Divino em Angola, tornando-se o primeiro bispo Verbita, natural de Angola. Aos seis dias do mês de Junho de 2007 foi nomeado Bispo da Diocese de Caxito, por Sua Santidade, o Papa Bento XVI, aquando da erecção daquela nova diocese, sendo o seu primeiro Bispo. Com a sua nomeação, a Congregação do Verbo Divino passou a contar com 51 bispos distribuídos pelas diversas dioceses em todos os continentes.

Dom Jaca de 1981 a 1984, frequentou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Luanda.

Em 1985, começou o Noviciado junto do Instituto dos Verbitas em Kinshasa (República Democrática do Congo) e, em 1987, emitiu os primeiros votos.

Fez a profissão dos votos solenes em 1990, depois de ter concluído o Curso de Teologia no Seminário dos Missionários de Scheut (Teologado Eugénio de Mazenot) sempre em Kinshasa.

Foi ordenado diácono em 1991 e, no mesmo ano, a 29 de Setembro, recebeu a ordenação sacerdotal em Malanje, pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo Dom Eugénio Salessu, de feliz memória, então Bispo daquela Diocese.

Após a Ordenação, foi enviado como Vigário para a Missão Católica de NZeto, na Paróquia de Santo Estêvão, Diocese de MBanza Congo, onde permaneceu durante dois anos e meio, em plena guerra civil.

De 1994 a 1998, transferiu-se para o Canadá, onde obteve o Diploma em Ciências das Comunicações sociais pela Universidade de St. Paul em Ottawa e, posteriormente, a Licenciatura pela Universidade de Montreal, em Quebec.

Regressado para Angola em 1999, foi nomeado Director da Rádio Ecclesia e eleito Vice-Superior Provincial do seu Instituto.

Desde de 2002, exerce a missão de Superior Provincial dos Verbitas.

No dia 6 de Junho de 2007, é nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, Primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Caxito.

Esta Segunda-feira,  25/03/2018, recebeu do Papa Francisco o Novo Mandato Canónico para apascentar o Rebanho de Deus que vive na Diocese de Benguela. Acreditamos ser esta a hora de Deus.