Dom Jaca efectua visita pastoral a comunidade da Ganda

Dom Jaca efectua visita pastoral a comunidade da Ganda

“Os fiéis devem demonstrar com palavras e obras a sua participação activa na igreja” exorta Dom António Jaca na missa celebrada no complexo paroquial da igreja católica da Ganda, onde Crismou mais de 200 jovens.

Dom António Jaka na sua oração homiletica disse que a manifestação da vida cristã deve notar-se quando há amor entre irmãos, em cumprimento aos mandamentos de Deus, sendo importante o amor de pais e filhos, cuidar do bem-estar da família, e convidou os cristãos a viverem na fé, devendo a comunidade católica trabalhar em vários grupos e movimentos apostólicos com vista a fazer o bem a outrem.

“ Os cristãos devem cuidar dos doentes acamados nos hospitais, dos reclusos, dar de comer a quem tem fome e ser misericordioso, pois Deus identifica-se com as pessoas mais fraca e fortes, para ser manifestado o amor de cristãos”.

Dirigindo-se aos crismandos o prelado disse que o sacramento da confirmação constitui o momento mais importante da vida cristã e da igreja, onde os fiéis devem responder, aceitar e deixar-se conduzir pelo espírito Santo, como primeira maneira de manifestar, guardar e cumprir com os seus mandamentos.

“ No sacramento da confirmação ou da maturidade cristã, a igreja espera que os adultos sejam verdadeiramente discípulos em dar bons testemunhos, sem mito, coragem de testemunhar sua fé, dedicar seu tempo à igreja e ajudar a sua comunidade a crescer”.

Dom Jaca pediu maior reflexão à população cristã, guardar os mandamentos de Deus sobretudo em épocas de crises e desunião nas famílias, desentendimento, rancor, entre outros, cuidando da coisa comum, sem aproveitar os bens de outros para interesses pessoais.

O bispo reuniu, nesta sua curta primeira visita pastoral à Ganda, com o conselho pastoral e das comunidades religiosas, tendo transmitido os 11 anos da sua ordenação no ministério episcopal, que se assinalou Domingo 22 de Julho.