Bispos da CEAST vão ao encontro do Papa Francisco na tradicional visita ad limina

Bispos da CEAST vão ao encontro do Papa Francisco na tradicional visita ad limina

Os bispos do mundo todo têm um ponto em comum na sua agenda pastoral: a visita ad Limina Apostolorum.

A visita 'ad limina Apostolorum', que significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, feita com periodicidade quinquenal, ou seja, obrigatória a cada cinco anos.

Uma visita que é uma tradição da igreja católica como momento de expressão da sua comunhão com o Santo Padre.

Além disso, a visita também é, "evidentemente, uma visita de trabalho, de reuniões e de contactos que os bispos fazem junto à Santa Sé e a seus diversos organismos e dicastérios e comissões pontifícias".

Os Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé-CEAST realizam de 9 a 17 de Junho a visita 'ad limina Apostolorum', uma visita recheada de simbolismos e um momento de comunhão entre os bispos católicos angolanos e o Papa Francisco.

Um dos pontos importantes é o envio dos relatórios completos sobre a situação das dioceses. "Nesse relatório, os bispos prestam contas de suas administrações ao Papa e à Santa Sé. É um relatório minucioso sobre a situação geral e o estado específico da diocese. Esse relatório deve ser entregue em até seis meses antes da visita e não menos de três meses do início desta".

Vamos acompanhar Dom Belmiro Chissengueti, porta voz da CEAST em entrevista ao Jornalista Cristóvão Luemba