Igreja Angolana já vivi Iº Congresso Nacional do Clero

Igreja Angolana já vivi Iº Congresso Nacional do Clero

Sob o lema “Sacerdote, homem de Deus junto do povo”. Mais 500 padres delegados de todas as Dioceses e Arquidioceses da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé começaram esta Quinta – feira (15/08), na diocese de Viana, em Luanda, a reflectir em torno dos principais desafios que se colocam ao sacerdote na actualidade.

Depois da sessão de Abertura, com a introdução do Hino do Congresso, o primeiro a discursar foi o Encarregado de Negócios da Embaixada da Santa Sé, Michelle Tutalo, de seguida Dom Benedito Roberto, Presidente da Comissão Episcopal para o Clero da CEAST dar as boas vindas a todos os presentes.

Nas palavras de boas vindas o prelado disse que a escolha do lema “Sacerdote, Homem de Deus, Junto do Povo”, deveu - se ao facto de ter muito a ver com a necessidade de os padres nacionais abordarem, de forma aturada, a sua própria situação.

Dom Benedito explicou igualmente que o congresso é uma oportunidade de agradecimento a Deus pelo dom do sacerdócio ministerial que concedeu a Angola.

De seguida tiveram lugar a prelecção dos dois primeiros temas:

- O Sacerdócio na Bíblia- Apresentado pelo Padre André Macala, do Clero da Diocese de Benguela.

- O Sacerdote e Liturgia – Apresentado pelo Padre Virgílio Canário, do Clero da Diocese do Sumbe.

Vamos acompanhar o discurso de abertura do Iº Congresso Nacional do Clero na voz de Dom Benedito Roberto