Dom Mbilingui critica tendência das comunidades que deixam todas as tarefas aos padres e bispos

Dom Mbilingui critica tendência das comunidades que deixam todas as tarefas aos padres e bispos

O arcebispo do Lubango destaca a importância da partilha de tarefas na igreja e alerta que não é bom que a comunidade deixe todas as tarefas aos padres, madres e os bispos quando existem outras funções que podem ser desempenhadas pelos leigos.

Nos dias 1 e 2 de Fevereiro a Congregação do Espírito Santo esteve em grande na missão dos Dembos Quibaxe, Diocese de Caxito, para participação na ordenação de 4 jovens que resolveram dar o sim a Cristo.

Aristides Yangonbe, da República Centro Africana, Filbertos Marando, da Tanzânia e Nicolas Atangana dos camarões, emitiram publica e definitivamente os votos de pobreza, castidade e obediência, sendo ordenados Diáconos.

Amilcar Jacinto Ngonga, de nacionalidade angolana, foi ordenado sacerdote.

Presidiu a cerimonia o Arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi, ladeado pelo superior provincial dos Espiritanos, Padre Gaudêncio Sangando e vários sacerdotes espiritanos e não só provenientes de várias comunidades.  

A igreja nesse tempo de globalização tem necessidade de sacerdotes e líderes autênticos, diz Dom Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango durante a ordenação de um sacerdote e três diáconos na missão católica dos Dembos que se juntam à congregação dos missionários do Espírito Santo.

O prelado afirmou ainda na sua homilia de mais de 1 hora, que aqueles que respondem ao chamamento do senhor, têm responsabilidade de cuidar do Dom recebido.

Dom Mbilingi disse ainda que aprioridade para o mistério sacerdotal deve ser exclusivamente a Deus e fez um pedido ao recém ordenado “ dedica tempo a visitar os doentes e os enfermos, não sejas o sacerdote que quando é abordado para dar a unção dos enfermos, responde” agora não dá”.

Prosseguindo a sua homilia Dom Mbilingi adiantou ainda que os sacerdotes são ordenados para celebrar a eucaristia e o sacramento da penitencia, reconciliação.

Vamos acompanhar a homilia completa de Dom Gabriel Mbilingi