
O Arcebispo de Malanje, Dom Luzizila Kiala, fez uma denúncia grave neste fim-de-semana, segundo a qual, algumas autoridades tradicionais do bairro Catepa estariam a tentar arrombar a porta da Paróquia Santos Mártires de Uganda, com o objetivo de retirar supostos feitiços para uso em práticas de quimbanda.
A denúncia foi feita durante a homilia da missa que marcou o encerramento da visita pastoral realizada naquela comunidade, visita que se estendeu por quatro dias.
Dom Luzizila Kiala expressou preocupação com o que classificou como uma violação à sacralidade do templo e um desrespeito à fé católica.
O Ordinário do lugar disse que a igreja na comunidade deve ser vista como um hospital de campanha, um lugar de cura espiritual, acolhimento e busca de penitência e não como um espaço para práticas obscuras ou superstições, como alguns querem fazer parecer.
O Arcebispo destacou que a verdadeira fé cristã deve ser vivida com humildade e solidariedade, e que não há espaço para julgamentos ou divisões dentro do corpo de Cristo.
O prelado apelou aos fiéis para que se esforcem mais em viver o Evangelho na prática, promovendo a unidade, o perdão e a inclusão de todos, independentemente de sua origem, condição social ou trajetória de vida.
Update your browser or Flash plugin