Paróquia do Carmo em Festa

Paróquia do Carmo em Festa

A paróquia de Nossa Senhora do Carmo celebra neste Domingo a festa da sua padroeira.

De acordo com o programa das celebrações a missa de acção de graças acontece as 9h de Domingo 15 de Julho e vai ser celebrado pelo arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

A Igreja do Carmo, como é conhecida entre nós, é ponto vital da cidade. Desde o século XVII, quando foi construído, o templo testemunhou histórias e preces de todos nós. Ali nos refugiamos em reclusão interior inúmeras vezes. Ali nos despedimos de gente querida nas missas de fim-de-tarde e com os olhos em água. Ali celebramos vidas, novas vidas. E nos anos idos, gerações e gerações de putos brincaram no pequeno largo em frente à igreja.

Os missionários carmelitas construíram a igreja entre 1660 e 1691. Na altura, as Ingombotas eram os arredores de uma Luanda em desenvolvimento galopante, mas que ainda se limitava à linha da baía. Durante mais de trinta anos, a igreja e o convento do Carmo foram ganhando forma. Frei Gregório de Santa Teresa foi o primeiro superior da instituição religiosa que contou também com o apoio do governador D. João de Lencastre e com o impulso vital de D. Luísa de Gusmão, regente de Portugal, a Ecclesia ouviu a propósito o frei Marmiliano.

{flexiaudio}20487{/flexiaudio}