Muxima peregrinos dão cor ao Santuário

Muxima peregrinos dão cor ao Santuário

Mais de dois mil peregrinos já se encontram no Santuário da Muxima, entre as várias intenções os devotos vão também rezar pelo bom êxito das eleições que acontecem a 23 de Agosto.

Centenas de religiosos começaram já a afluir à vila da Muxima, com o objectivo de participar da peregrinação ao santuário, nos dias 5 e 6 de Agosto.

A antecedência de dias dos peregrinos visa evitar a habitual azáfama do primeiro dia, quando inicia o evento, e possibilitar a escolha, com calma, de espaços privilegiados para a instalação das suas tendas.

Entretanto, o porta-voz da organização, padre Figueira Queiroz, apelou aos peregrinos para a consciencialização de que aquele santuário não é um espaço para se  buscar bens materiais como alguns pretendem, mas sim para a santificação espiritual e conversão religiosa permanente.

De acordo com o religioso alguns caminhantes desconhecem o real significado da peregrinação ao santuário, disvirtualizando o carácter religioso, com o intuito de pedirem apenas bens materiais.

{flexiaudio}20600{/flexiaudio}

A vila de Muxima, que na língua nacional quimbundo significa “Coração”, foi ocupada pelos portugueses em 1589. Dez anos depois construíram uma fortaleza e a igreja de nossa senhora da Conceição, também conhecida como “Mama Muxima”, um dos santuários de África Austral, para a habitual peregrinação.