Bispos da CEAST consideram morte de D. Tirso uma grande baixa para igreja

Bispos da CEAST consideram morte de D. Tirso uma grande baixa para igreja

Uma vida que marcou vidas, assim é considerada a passagem de Dom Tirso Blanco pela terra.

A educação e a defesa do meio ambiente eram algumas das suas lutas, o bispo do Lwena, destacou-se muito, ao denunciar as más práticas associadas à produção de madeira na região leste e foi ainda Defensor de uma nova visão para o desenvolvimento da província mais extensa do país, Moxico, e defendia inclusive que o primeiro objectivo a concretizar devia ser a recuperação das estradas e vias de acesso internas.

No Lwena era das vozes mais sonantes no que o desenvolvimento sócio -económico dizia respeito, por este facto, a notícia da sua morte, ao 65 anos, ocorrida ontem 22 de Fevereiro, deixa consternada a sociedade em geral.

Na manhã, desta Quarta-feira, na capela da CEAST , o presidente da Comissao Episcipal para comunicação social da CEAST, Dom António Jaca, presidente da celebração, na sua homilia lembrou-se de Dom Tirso como servo sábio e prudente, que soube viver sereno e pelos irmãos , até quando afligido pela enfermidade física.

Já Dom Belmiro Chissengueti, porta-voz da CEAST e Bispo de Cabinda, manifestou o sentimento de tristeza que envolve a comunidade no enclave angolano.

Para Dom Belmiro, a morte de Dom Tirso é uma grande baixa para a igreja de Angolana.