Papa pede «globalização» da solidariedade

pl1O Papa enviou mensagem ao Fórum Internacional de Ação Católica e apela à corresponsabilização dos leigos na vida da Igreja

Bento XVI desafiou hoje os católicos a promoverem a "globalização da solidariedade e da caridade" para que possam oferecer um "futuro de esperança" à humanidade, em tempos de crise.

O Papa dirigia-se aos participantes na 6ª assembleia do Fórum Internacional de Ação Católica (FIAC), que decorre na Roménia até domingo, numa mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Os leigos, escreve Bento XVI, são "chamados a ser testemunhas corajosas e credíveis em todos os âmbitos da sociedade, para que o Evangelho seja luz que leva esperança às situações problemáticas".

Nesse sentido, prossegue o documento, o momento atual requer que se formulem "propostas exigentes", à luz da Doutrina Social da Igreja.

O encontro da Roménia reúne representantes de 35 países para um debate sobre o tema 'Leigos da Ação Católica: corresponsabilidade eclesial e social'.

Segundo Bento XVI, esta é uma questão de "grande relevância para o laicado", num momento em que a Igreja se prepara para o próximo Sínodo dos Bispos, dedicado à Nova Evangelização, e para a celebração do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013).

"A corresponsabilidade exige uma mudança de mentalidade que diz respeito, em particular, ao papel dos leigos na Igreja, que devem ser considerados não como 'colaboradores' do clero, mas como pessoas realmente 'corresponsáveis' do ser e do agir da Igreja", escreve.

O Papa deixa votos de que se "consolide um laicado maduro e comprometido" na missão eclesial, "com a oração, o estudo, a participação ativa na vida da Igreja, um olhar atento e positivo sobre o mundo".

"Levar ao encontro com Cristo, anunciando a sua mensagem de salvação com linguagens e formas compreensíveis ao nosso tempo, caraterizado por processos sociais e culturais em rápida transformação, é o grande desafio da nova evangelização", sustenta Bento XVI.

OC