Papa pede solidariedade da Igreja e sociedade civil para vítimas de explosão de refinaria

reygaO Papa reza pelas vítimas mortais da explosão ocorrida este sábado numa refinaria de petróleo da Venezuela e pede aos católicos e à sociedade civil para ajudarem as pessoas que perderam os seus bens.

Bento XVI, "profundamente contristado" pela notícia do "grave acidente" em Amuay "oferece sufrágios" a Deus pelo "eterno descanso dos falecidos", refere um telegrama que o secretário de Estado da Santa Sé enviou segunda-feira ao arcebispo de Cumaná e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, D. Diogo Sánchez.

A mensagem do cardeal italiano Tarcisio Bertone, revelada hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano, sublinha que o Papa expressa a sua "paternal proximidade espiritual aos feridos", bem como às pessoas e seus familiares afetados pela explosão.

O Papa encoraja "toda a comunidade civil e eclesial da Venezuela a prestar com caridade e espírito de solidariedade cristã a necessária ajuda a quantos perderem os seus lares ou os seus bens pessoais".

"O Santo Padre concede aos atingidos e a quantos os socorrem a confortadora bênção apostólica, como sinal de afeto ao querido povo venezuelano", conclui o texto.

A explosão acontecida a 400 km a oeste de Caracas causou 48 mortos, de acordo com as agências.

RJM