Oração revela sentido da história diz Papa

Oração revela sentido da história diz Papa

Papa apresentou reflexão sobre o Apocalipse, um livro «difícil», e lamentou «ruído» da sociedade atual.

Bento XVI afirmou hoje que a oração pode ajudar as pessoas a descobrirem o sentido da história e da vida, mesmo no meio da “escuridão”, defendendo que Jesus tem o “poder para salvar a humanidade”.

“A oração constante desperta em nós o sentido da presença do Senhor na nossa vida e na história, uma presença que nos sustenta, que nos guia e dá uma grande esperança”, disse o Papa na audiência pública semanal que regressou à Sala Paulo VI, no Vaticano, após os encontros de agosto na residência pontifícia de férias em Castel Gandolfo, arredores de Roma.

A catequese, em várias línguas, partiu do livro do Apocalipse, o último da Bíblia, que Bento XVI admitiu ser “difícil”, nalgumas passagens, e sublinhou a necessidade de “ouvir Deus”.

“No meio do ruído de tantas palavras inúteis, muitas pessoas perderam o hábito de ouvir, mesmo a palavra de Deus”, lamentou.

Em português, o Papa aludiu à descrição da forma de rezar da comunidade cristã no Apocalipse: “Vemos a oração viva e palpitante da assembleia cristã reunida no domingo, «no dia do Senhor»”.

“Tudo isto nos ensina que a nossa oração, feita muitas vezes só de pedidos, deve, pelo contrário, ser sobretudo louvor a Deus pelo seu amor, pelo dom de Jesus Cristo, que nos trouxe força, esperança e salvação”, prosseguiu.

Bento XVI saudou os peregrinos de língua portuguesa e deixou-lhes um conselho: “Quanto mais e melhor souberdes rezar, tanto mais sereis parecidos com o Senhor e Ele entrará verdadeiramente na vossa vida”.

“É na oração que melhor podereis dar conta desta presença de Jesus em vós, recebendo serenidade, esperança e força na vossa vida. Tudo isto vos desejo, com a minha Bênção”, concluiu.

OC