Papa apela à necessidade de apostar na formação de mais missionários

Papa apela à necessidade de apostar na formação de mais missionários

O PAPA Bento XVI, encontrou-se ontem em Roma com cerca de uma centena de novos bispos de países de missão, pedindo-lhes que se afirmem como “homens de Deus”, fortalecidos pela “oração” e pelo “serviço” ao Evangelho.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa aproveitou a presença dos prelados na capital italiana, por ocasião da realização de um encontro promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos, para desafiar cada um deles a “manterem bem firme a sua confiança no Senhor”.

“A Igreja é de Deus e é Ele que a guia tanto nos momentos difíceis como nos de serenidade”, salientou.

Na sua mensagem aos bispos, provenientes de 42 países e quatro continentes (África, Ásia, América e Oceânia), Bento XVI apontou ainda que as igrejas mais recentes destacam-se por uma “fé viva e criativa” ainda que “por vezes pouco enraizada, alternando entusiasmo e zelo apostólico com instabilidade e incoerência”.

A consolidação deste tipo de comunidades depende não só da “ação pastoral” mas também da construção de um elo forte com as “igrejas de antiga tradição”, a chamada “comunhão dos santos”.

O Papa concluiu a sua reflexão alertando para a necessidade de apostar na formação de mais missionários, de privilegiar o surgimento de novas vocações de vida consagrada e de contribuir para a resolução dos problemas relacionados com a pobreza, educação, discriminação racial, étnica, cultural e religiosa, nos novos países de missão.

“Confiai no Evangelho, na sua força renovadora, na sua capacidade de despertar as consciências e de provocar a partir do interior a recuperação das pessoas e o estabelecimento de uma nova fraternidade”, exortou.