Vaticano: Papa alerta para «slogans» que desvirtuam a realidade

Vaticano: Papa alerta para «slogans» que desvirtuam a realidade

O Papa Bento XVI alertou hoje para a necessidade de ver para lá das aparências e evitar que estas condicionem a relação “com Deus e com os outros”.

“Muitas vezes, deixamo-nos impressionar e condicionar pelas aparências e os ‘slogans’ que desnaturam as coisas. Procuremos ver, para lá do que parece, a centelha de bondade que ali está depositada e que poderá iluminar o nosso juízo”, disse o Papa, perante milhares de pessoas reunidas no Vaticano para a oração do Angelus, debaixo de chuva.

Segundo Bento XVI, esta atitude permitirá que as pessoas tenham relações mais verdadeiras e sejam “mais livres”.

Na sua habitual catequese dominical, o Papa aludiu às figuras das viúvas na Bíblia, que viviam numa situação de particular dificuldade material, para afirmar que “ninguém é tão pobre que não possa dar alguma coisa” pelo bem dos outros.

Bento XVI convidou ao “desprendimento e confiança sem limites” na providência divina e a “reconhecer o valor fundamental da entrega completa da própria vida ao Senhor e ao próximo”.

O Papa disse que isso exige “estilo de vida radicado na fé, para reconhecer com espírito agradecido a mão criadora e providente de Deus”.

Também os mais pobres, acrescentou, devem manifestar essa “adesão livre de fé”, que ultrapassa qualquer “condição objetiva de necessidade”, para exprimir “o amor por Deus e pelo próximo”.

Bento XVI destacou, por outro lado, a festa da independência que hoje se celebra na Polónia, perante vários peregrinos oriundos deste país, recordando a fé dos polacos, a sua história e a “força de espírito das recentes gerações”.

“Sobre este fundamento, edificai a prosperidade da vossa pátria”, declarou.

O Papa manifestou ainda o seu apoio à jornada de solidariedade promovida pela secção polaca da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que este ano recorda os cristãos no Egito.

OC