Papa convida católicos a prepararem Natal com confiança em Deus apesar das dificuldades

Papa convida católicos a prepararem Natal com confiança em Deus apesar das dificuldades

Bento XVI convidou os católicos de todo o mundo a prepararem a festa de Natal com a "certeza" da presença de Deus, apesar das "muitas dificuldades" que possam surgir na sua vida.

"Ele [Deus] entrou no mundo, fazendo-se homem como nós, para trazer a plenitude do seu plano de amor e Deus pede que também nós nos tornemos sinal da sua ação do mundo, através da nossa fé, da nossa esperança, da nossa caridade", disse o Papa, na audiência pública desta semana que decorreu na sala de audiências Paulo VI, no Vaticano.

Partindo de uma passagem da Bíblia, Bento XVI afirmou que os seres humanos existem "desde a eternidade na mente de Deus": "O homem e a mulher não são fruto do acaso, mas respondem a um plano de benevolência da razão eterna de Deus, que com o poder criador e redentor da sua Palavra dá origem ao mundo".

Esta convicção, prosseguiu o Papa, leva a uma "mudança fundamental e totalizante" na forma de se relacionar com a realidade, porque a revelação divina em Jesus "torna-se o sentido que sustenta a vida, a rocha sobre a qual ela pode encontrar estabilidade".

A fé, precisou Bento XVI, é assim "a resposta do homem à revelação de Deus, que se faz conhecer, que manifesta o seu plano de benevolência sobre a humanidade".

Em português, o Papa falou sobre o tempo litúrgico do Advento, os quatro domingos que precedem o Natal, como momento de preparação para a revelção desse desígnio de Deus através do nascimento de Jesus.

"Tal desígnio não ficou oculto no alto dos céus, mas Deus, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele, em Cristo por obra do Espírito Santo", referiu.

Essa comunhão, acrescentou Bento XVI, "é a realização daquele desejo infinito de plenitude que habita no íntimo do ser humano e o abre para a felicidade eterna".

O Papa deixou depois uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa: "Jesus Cristo é a Tenda divina no meio de nós. Ide até Ele, vivei na sua graça e tereis a vida eterna. Sobre vós e vossas famílias desça a minha bênção".

No final do encontro, Bento agradeceu aos representantes da Federação Italiana de Panificadores e Pasteleiros, que lhe ofereceram os tradicionais 'panettoni', um pão doce de Natal, destinados às "obras de caridade do Papa".

OC