Vaticano: Sucessor de Bento XVI será o 50.º Papa nos últimos 500 anos

Vaticano: Sucessor de Bento XVI será o 50.º Papa nos últimos 500 anos

O sucessor de Bento XVI, que 115 cardeais elegem a partir de hoje, será o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de Março de 1513.

O elenco dos 265 pontificados desde São Pedro, considerado como o primeiro Papa, é publicado pelo Anuário Pontifício, do Vaticano, e elenca 263 nomes, dado que Bento IX (século XI) desempenhou esta missão em três ocasiões diferentes.

Há situações (sobretudo nos séculos X e XI) em que não é possível decidir, em absoluto, sobre a legitimidade dos Papas, por causa da dificuldade em fazer concordar os critérios históricos com os teológicos-canónicos, explica a publicação do Vaticano.

Entre os bispos de Roma encontra-se o português João XXI, falecido em 1277; algumas fontes identificam o Papa Dâmaso I (século IV) como sendo natural do atual território português.

O Anuário Pontifício identifica 210 Papas do atual território italiano (109 de Roma), 16 da atual França, 11 gregos (todos até ao século VIII), seis sírios (igualmente até ao século VIII) e cinco da Alemanha, o último dos quais Bento XVI, que renunciou ao pontificado.

A lista inclui três pontífices oriundos do norte de África, quanto o território integrava o Império Romano, para além de dois naturais de Israel e Jerusalém, incluindo São Pedro.

Dois Papas da Dalmácia (actualmente Croácia), outros dois de Espanha e mais dois de origem “desconhecida” integram o elenco no qual se contam ainda representantes da Holanda, Inglaterra, Polónia e Portugal.

Antes da eleição do polaco João Paulo II, em 1978, o último não-italiano escolhido tinha sido o holandês Adriano VI, em 1522.

Bento XVI, Papa emérito, nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927 e foi eleito a 19 de abril de 2005, terminando o seu pontificado a 28 de fevereiro deste ano, após 2873 dias à frente da Igreja Católica.

O último caso de renúncia tinha sido o do Papa Gregório XII, em 1415.

OC