Papa convida a rezar pelas vítimas das máfias

Papa convida a rezar pelas vítimas das máfias

O Papa Francisco recordou esta quarta-feira as vítimas da Máfia numa mensagem no Twitter, assinalando o 25.º aniversário do assassinato do juiz Paolo Borsellino em Palermo, Itália.

“Rezemos por todas as vítimas das máfias, peçamos força para avançar, para continuar a lutar contra a corrupção”, escreveu, na conta em italiano do seu perfil ‘@Pontifex’.

O juiz Paolo Borsellino e cinco agentes que o escoltavam foram mortos a 19 de Julho de 1992, 57 dias depois do assassinato de Giovanni Falcone.

A data foi assinalada com um minuto de silêncio no Senado italiano.

O padre Luigi Ciotti, presidente da Fundação ‘Libera’, dedicada a combate do crime organizado, que tem sido alvo de ameaças da Máfia, disse à Rádio Vaticano que é necessária mais “coragem” por parte das instituições.

“Hoje, mais do que nunca, é preciso que os homens das instituições falem, dando o seu contributo para o apuramento da verdade”, apelou.

A 23 de Janeiro deste ano, o Papa recebeu no Vaticano os membros da direcção nacional italiana de luta contra a Máfia e o terrorismo, acusando as organizações mafiosas de serem um dos rostos da “cultura de morte”.